PARTICIPAÇÃO E SIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO DA I BIENAL DO LIVRO AMAZONAS PELAS CRIANÇAS VISITANTES
Resumo
Este trabalho propõe a compreensão das ações das crianças na I Bienal do Livro Amazonas e seus diálogos com a ciência orientada pela valorização do modo como significam a realidade vivenciada por elas mesmas e não pelo olhar do adulto sobre ela. Esta proposta esta em consonância com as ideias da Sociologia da Infância de que a criança é um ator social pleno e de direitos que pode e sabe contar sua história. Para isto autores como Sarmento (2007;1997), Delgado e Müller (2005), Caraveo e Stoopen (2001), entre outros, foram referência. Como suporte teórico para o ensino de ciências Jacobucci (2008), Zancan(2000), e Roitman(2007) foram utilizados. Os resultados das observações e entrevistas semi-estruturadas realizadas com as crianças visitantes apontam que compreendem e valorizam os conteúdos científicos, mas que estes se apresentam compartimentados de modo disciplinar nos livros. Também foi possível conhecer o modo de participação das crianças como atores sociais, pelo jeito próprio de referenciarem o real, negando o caráter da infância de incompletude, transitoriedade e dependência das ações interpretativas do adulto sobre ela.