PARTICIPAÇÃO E SIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO DA I BIENAL DO LIVRO AMAZONAS PELAS CRIANÇAS VISITANTES

  • Eliene Passos
  • Evelyn Noronha
  • Roberto Sobrinho

Resumo

Este trabalho propõe a compreensão das ações das crianças na I Bienal do Livro Amazonas e seus diálogos com a ciência orientada pela valorização do modo como significam a realidade vivenciada por elas mesmas e não pelo olhar do adulto sobre ela. Esta proposta esta em consonância com as ideias da Sociologia da Infância de que a criança é um ator social pleno e de direitos que pode e sabe contar sua história. Para isto autores como Sarmento (2007;1997), Delgado e Müller (2005), Caraveo e Stoopen (2001), entre outros, foram referência. Como suporte teórico para o ensino de ciências Jacobucci (2008), Zancan(2000), e Roitman(2007) foram utilizados. Os resultados das observações e entrevistas semi-estruturadas realizadas com as crianças visitantes apontam que compreendem e valorizam os conteúdos científicos, mas que estes se apresentam compartimentados de modo disciplinar nos livros. Também foi possível conhecer o modo de participação das crianças como atores sociais, pelo jeito próprio de referenciarem o real, negando o caráter da infância de incompletude, transitoriedade e dependência das ações interpretativas do adulto sobre ela.

Publicado
2017-04-25
Como Citar
PASSOS, Eliene; NORONHA, Evelyn; SOBRINHO, Roberto. PARTICIPAÇÃO E SIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO DA I BIENAL DO LIVRO AMAZONAS PELAS CRIANÇAS VISITANTES. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 5, n. 9, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/51>. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Nota Científica Educativa

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##