DIVERSÃO ANTIGA QUE AINDA ENCANTA: AS CRIANÇAS DA AMAZÔNIA NAS BRINCADEIRAS DE RUA EM URUCURITUBA / AM

  • Silvia Santos
  • Evelyn Noronha

Resumo

Este artigo apresenta as vivências das crianças nas brincadeiras de rua. Objetiva conhecer um pouco mais do universo infantil a partir do que as crianças pensam, o que dizem e o que fazem. Compreender de que maneira vivenciam os conhecimentos que aprendem na escola, aplicando-os nas brincadeiras de rua. Baseia-se na metodologia da pesquisa etnográfica, enquanto fruto de observações feitas a um grupo de crianças que brincam diariamente na Rua Antônio Menezes, Bairro de Aparecida, na cidade de Urucurituba/AM. Fundamenta-se nos teóricos como Sarmento (1999) e Corsaro 2005). Buscou-se apresentar reflexões sobre a cultura infantil nas brincadeiras de rua, a qual representa o campo de pesquisa, os saberes das crianças, suas interpretações e o cenário das brincadeiras. Finalmente, a pesquisa mostra que tais atividades podem servir como instrumento a ser utilizado na aprendizagem e que a rua pode ser um espaço para contribuir no processo de legitimação e construção da cultura infantil.

Publicado
2017-04-25
Como Citar
SANTOS, Silvia; NORONHA, Evelyn. DIVERSÃO ANTIGA QUE AINDA ENCANTA: AS CRIANÇAS DA AMAZÔNIA NAS BRINCADEIRAS DE RUA EM URUCURITUBA / AM. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 5, n. 9, p. 125-136, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/52>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Nota Científica Educativa

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##