DIVERSÃO ANTIGA QUE AINDA ENCANTA: AS CRIANÇAS DA AMAZÔNIA NAS BRINCADEIRAS DE RUA EM URUCURITUBA / AM
Resumo
Este artigo apresenta as vivências das crianças nas brincadeiras de rua. Objetiva conhecer um pouco mais do universo infantil a partir do que as crianças pensam, o que dizem e o que fazem. Compreender de que maneira vivenciam os conhecimentos que aprendem na escola, aplicando-os nas brincadeiras de rua. Baseia-se na metodologia da pesquisa etnográfica, enquanto fruto de observações feitas a um grupo de crianças que brincam diariamente na Rua Antônio Menezes, Bairro de Aparecida, na cidade de Urucurituba/AM. Fundamenta-se nos teóricos como Sarmento (1999) e Corsaro 2005). Buscou-se apresentar reflexões sobre a cultura infantil nas brincadeiras de rua, a qual representa o campo de pesquisa, os saberes das crianças, suas interpretações e o cenário das brincadeiras. Finalmente, a pesquisa mostra que tais atividades podem servir como instrumento a ser utilizado na aprendizagem e que a rua pode ser um espaço para contribuir no processo de legitimação e construção da cultura infantil.