A RELAÇÃO EPISTEMOLÓGICA ENTRE AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA E A CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO / The epistemological relationship between assessments on a large scale and education settings

  • Marco Peixoto
  • Ierecê Barbosa

Resumo

Existe uma relação de difícil percepção entre as avaliações em larga escala e os currículos, podendo encerrar em seu bojo complexas implicações epistemológicas e ideológicas. Este trabalho procurou perceber os possíveis aspectos subjetivos na Prova do ENADE de 2011 realizada pelo curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O percurso metodológico contou com análise documental da prova aplicada em duas regiões brasileiras de culturas bastante diferentes para o mesmo curso. Os resultados apontam que este tipo de avaliação em massa, sem uma profunda discussão epistemológica, pode causar também malefícios ao sistema de ensino brasileiro. Conclui-se que ocorre uma integração de vários fatores em exames deste tipo como as determinações de Conselhos de Classe e políticas de avaliação em larga escala, configurando uma cultura hegemônica nestes testes que pode favorecer determinadas regiões. Esta Epistemologia dominante aflora como fruto garboso da árvore do Neoliberalismo, que está camuflado internamente nestes processos.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
PEIXOTO, Marco; BARBOSA, Ierecê. A RELAÇÃO EPISTEMOLÓGICA ENTRE AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA E A CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO / The epistemological relationship between assessments on a large scale and education settings. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 19, p. 01-10, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/215>. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##