A TERMINOLOGIA E SUAS POSSIBILIDADES DE APRIMORAMENTO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA

  • Dayse Maia
  • Ierecê Barbosa

Resumo

A Biologia apresenta um vocabulário desconhecido pelos alunos porque seus termos
são específicos, portanto não utilizados na comunicação diária. Tradicionalmente os estudantes
são orientados a memorizar esta nomenclatura sem entender muito do significado ou do conceito
que encerra. Nossa proposta consiste em analisar as dificuldades de aprendizagem, no Ensino de
Ciências , alusivas à terminologia biológica, em citologia, no primeiro ano do ensino médio,
trabalhando a formação léxica dos termos e transmitindo este conhecimento através da
Aprendizagem Significativa e da didática das Ciências , utilizando analogias e metáforas como
ferramentas. Nossa pesquisa é exploratória descritiva de ordem aplicada, quanto aos meios de
investigação será uma pesquisa de campo que utilizará como instrumento de coleta de dados,
aplicação de questionários e observação participativa. Pretendemos assim apresentar uma
alternativa para a prática pedagógica, embasada na análise da construção léxica.

Publicado
2017-05-11
Como Citar
MAIA, Dayse; BARBOSA, Ierecê. A TERMINOLOGIA E SUAS POSSIBILIDADES DE APRIMORAMENTO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 135-138, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/334>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##