CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS / Conceptions of training of mathematics teacher: resignifying the practices

  • Isabel Beltrão
  • Amarildo Gonzaga
  • Ierecê Barbosa

Resumo

Estudo decorrente de uma disciplina no Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, com objetivo de fazer uma análise crítica a partir das dimensões ontológica, teórico-epistemológica e metodológica, sobre trajetória de formação docente, buscando ressignificar saberes, para superar crenças construídas no percurso formativo. Destacam-se elementos correlacionados à Educação em Ciências e Matemática, a partir de concepções acerca dos saberes docentes que os professores de Matemática dizem ser necessários para sua prática pedagógica com estudantes do Ensino Médio. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, no primeiro momento pertinente a formação docente, e, no segundo, específico aos saberes docente, enquanto objeto/fenômeno de nossa pesquisa. Os resultados apontam a necessidade de estabelecer relação complementar entre proposições científicas e teóricas-epistemológicas, com possibilidades de ressignificar e produzir saberes, constituindo-se a perspectiva reflexiva como definidora da ação docente.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
BELTRÃO, Isabel; GONZAGA, Amarildo; BARBOSA, Ierecê. CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS / Conceptions of training of mathematics teacher: resignifying the practices. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 18, p. 48-60, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/196>. Acesso em: 06 dez. 2019.
Seção
Artigos