A ÉTICA E A POÉTICA DO AMAR COMO SENTIDO DE SER

  • Víllian da Costa
  • Evandro Ghedin

Resumo

O texto A Ética e a Poética do Amar como Sentido de Ser tem como objetivo apresentar
a dimensão pedagógica da poética, uma reflexão sobre o destino do ser que é, sobretudo, a essência
do amar a face do outro no sentido mais ético possível. O procedimento metodológico aqui utilizado
neste texto reporta-se às pesquisas com referencial bibliográfico feito a partir do pensamento de
Heidgger, Levinas, Buber, Arendt e poetas brasileiros como Machado de Assis e Guimarães Rosa.
Foi a partir do resultado dessas leituras reflexivas que conscientizamo-nos do alcance pedagógico
desse diálogo, pois a preocupação com o outro é uma aprendizagem. O resultado dessa pesquisa
bibliográfica desperta-nos para a importância da ética como projeto humano e destino antropológico.
A cumplicidade entre a ética e a poética é, essencialmente, um convite contemporâneo para uma
pedagogia do cuidado com a face do outro, este que nos define e nos completa por inteiro.
Acreditando, desse modo, que é possível construir um novo modo de fazer a vida, as ciências e o
conhecimento.

Publicado
2017-05-12
Como Citar
DA COSTA, Víllian; GHEDIN, Evandro. A ÉTICA E A POÉTICA DO AMAR COMO SENTIDO DE SER. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 2, n. 4, p. 52-68, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/364>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos