CONCEITOS CIENTÍFICOS E PROPAGANDAS DE TV NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Amarildo Gonzaga
  • Moacina Moreira

Resumo

Discute-se sobre a reação dos estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental, referente às mensagens publicitárias. Considera-se especificamente o tipo de tratamento dado às propagandas de bebidas alcoólicas, principalmente no que concerne às substâncias químicas que compõem as cervejas. Toma-se como objeto de estudo as campanhas publicitárias de cervejas veiculadas em canais de TV aberta, nos períodos da Copa do Mundo de 2006 e do Carnaval 2007. Referente aos procedimentos metodológicos, faz-se a descrição das respectivas propagandas e, por conseguinte, adota-se a observação, feita em uma escola de Educação Infantil da zona centrosul de Manaus, a partir das crianças que, na condição de telespectadoras, são consumidoras das campanhas de propagandas de cerveja. Cruzam-se os resultados das observações com as falas das crianças, principalmente da 3ª Série do Ensino Fundamental.

Publicado
2017-05-09
Como Citar
GONZAGA, Amarildo; MOREIRA, Moacina. CONCEITOS CIENTÍFICOS E PROPAGANDAS DE TV NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 73-87, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/291>. Acesso em: 16 dez. 2019.
Seção
Artigos