A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NOS DOCUMENTOS NORTEADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, MANAUS, BRASIL

  • Monica Aikawa
  • Augusto Terán
  • Lucinete da Costa

Resumo

A educação em ciências vem apresentando uma perspectiva diferenciada para a aprendizagem das ciências no contexto escolar, superando a lógica de transmissão de conteúdo e rumando para uma visão não fragmentada de conhecimento frente à formação crítica do cidadão. As pesquisas em educação infantil evidenciam elementos desta perspectiva quando seu currículo expressa práticas de educação e cuidado para formação integral da criança pequena por meio de experiências. O objetivo deste trabalho é destacar elementos da educação em ciências em dois documentos norteadores das práticas pedagógicas: Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e Proposta Pedagógico-Curricular de Educação Infantil de Manaus. O percurso metodológico envolve uma abordagem qualitativa e fundamentou-se na análise documental. De modo geral, evidenciamos que a educação em ciências está presente no currículo da educação infantil, mas sua efetivação materializará no contexto das instituições de educação infantil.

Publicado
2017-05-04
Como Citar
AIKAWA, Monica; TERÁN, Augusto; DA COSTA, Lucinete. A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NOS DOCUMENTOS NORTEADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, MANAUS, BRASIL. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 8, n. 15, p. 01-10, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/140>. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Artigos

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