EPISTEMOLOGIA DO ENSINO DE SAÚDE EM CIÊNCIAS E DA PROMOÇÃO DE ATITUDES SAUDÁVEIS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO

  • Marcelo de Gusmão
  • Augusto Terán

Resumo

A pesquisa tem como finalidade fazer um estudo epistemológico sobre a
promoção de saúde através de uma revisão na bibliografia e nos Parâmetros
Curriculares Nacionais-PCNs, investigando os conceitos promotores de saúde e sua
aplicação através da educação para a melhoria da qualidade de vida. Para fazer isto,
abordamos os diferentes conceitos de ensinar saúde em Ciências e investigamos como
o conceito de promoção de saúde surgiu nos documentos oficiais no mundo. Também
enfocamos como esse assunto é abordado nos PCNs e suas principais diferenciações
quanto a abordagem transdisciplinar, interdisciplinar e multidisciplinar. Sendo assim,
partimos de uma problemática que envolve a promoção da saúde como fim de um
trabalho que será proposto ser interdisciplinar e pretende promover ações educativas
efetivas sobre atitudes saudáveis.

Publicado
2017-05-15
Como Citar
DE GUSMÃO, Marcelo; TERÁN, Augusto. EPISTEMOLOGIA DO ENSINO DE SAÚDE EM CIÊNCIAS E DA PROMOÇÃO DE ATITUDES SAUDÁVEIS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 3, n. 5, p. 124-134, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/378>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos