ANÁLISE DO DISCURSO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE DENNETT

  • Carlos Henrique Nascimento
  • Evandro Ghedin

Resumo

Nossa proposta busca (re) significar o discurso escrito dos professores de Biologia do
ensino médio à luz da epistemologia de Dennett. Destacaremos as ações adotadas pelas criaturas
evolutivas para interagir com o ambiente conhecidas como Posturas de Predições: Físicas, projeto
e intencional. Qualquer fenômeno natural que aconteça pode ser explicado pela postura Física
desde que se tenha conhecimento sobre as leis da natureza; A postura de projeto é a maneira mais
comum, “cega” e rápida para predizermos algo e; A postura intencional não importa como algo
foi feito para funcionar, desde que o vejamos como projetado para funcionar de forma racional,
extremamente inteligente. O processo de ensino e aprendizagem na sala de aula se dá através do
discurso, seja escrito ou oral. Se pudéssemos compreender como as concepções de Ciência e
Mundo dos professores (re) significam seus discursos, talvez poderíamos elaborar persectivas
dialógicas de apreensão de conceitos científicos.

Publicado
2017-05-11
Como Citar
NASCIMENTO, Carlos Henrique; GHEDIN, Evandro. ANÁLISE DO DISCURSO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE DENNETT. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 122-126, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/331>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos

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