ANÁLISE DO DISCURSO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE DENNETT
Resumo
Nossa proposta busca (re) significar o discurso escrito dos professores de Biologia do
ensino médio à luz da epistemologia de Dennett. Destacaremos as ações adotadas pelas criaturas
evolutivas para interagir com o ambiente conhecidas como Posturas de Predições: Físicas, projeto
e intencional. Qualquer fenômeno natural que aconteça pode ser explicado pela postura Física
desde que se tenha conhecimento sobre as leis da natureza; A postura de projeto é a maneira mais
comum, “cega” e rápida para predizermos algo e; A postura intencional não importa como algo
foi feito para funcionar, desde que o vejamos como projetado para funcionar de forma racional,
extremamente inteligente. O processo de ensino e aprendizagem na sala de aula se dá através do
discurso, seja escrito ou oral. Se pudéssemos compreender como as concepções de Ciência e
Mundo dos professores (re) significam seus discursos, talvez poderíamos elaborar persectivas
dialógicas de apreensão de conceitos científicos.