O LÚDICO CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Rosa Azevedo
  • Cristiane Neves

Resumo

Neste trabalho apresentamos o relato de uma experiência centrada no lúdico como
ciência, que pretende contribuir para a formação de professores, considerando a brinquedoteca
como espaço propiciador de ludicidade. As atividades desenvolvidas estão divididas em duas
partes: na primeira, apresentamos os fundamentos teóricos para a atividade lúdica como ciência;
na segunda parte, relatamos a experiência vivenciada e sua contribuição à formação de
professores. O trabalho desenvolvido assenta-se no princípio de que o ser humano e
essencialmente lúdico em todas as fases do seu desenvolvimento. Os resultados mostraram que o
trabalho centrado no lúdico, através da brinquedoteca, pode se constituir como espaço de
investigação científica contribuindo como um parceiro importante na educação das crianças e
constituindo-se como meio de apropriação efetiva dos conhecimentos das teorias estudadas pelos
acadêmicos, futuros professores, assim como de construção de novos conhecimentos,
particularmente quando se pretende trabalhar o lúdico como ciência na formação de professores.

Publicado
2017-05-11
Como Citar
AZEVEDO, Rosa; NEVES, Cristiane. O LÚDICO CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 84-94, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/327>. Acesso em: 16 abr. 2024.
Seção
Artigos