FORMAÇÃO DE PROFESSORES-ENSINO DE QUÍMICA: UMA INTERFACE A PARTIR DO CEFET-AM
Resumo
O presente trabalho é a primeira unidade, da primeira fase de uma investigação
vinculada tanto à Iniciação Científica, quanto ao Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura
em Química do Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (CEFET-AM). Pretendese
descobrir, a partir da concepção de professor reflexivo, que tipo de tratamento é dado ao
processo de formação de professores em Licenciaturas em Química, em Instituições de Educação
Tecnológica, especificamente no CEFET-AM, tomando-se como referência os pressupostos
teóricos e metodológicos, assim como as relações que norteiam as práticas pedagógicas
legitimadoras de suas identidades docentes. Nessa primeira fase, que consiste na fundamentação
teórica, discute-se a definição de professor reflexivo, procurando relacioná-la tanto com a
formação do professor de Química, quanto com a proposta formativa de professores de Ciências
da Rede Federal de Educação Tecnológica.