O USO DA EXPRESSÃO ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
Na dinâmica do ensino de ciências ocorrem situações que são difíceis de serem apresentadas e ensinadas em sala de aula. Como alternativa para esta problemática, se tem os Espaços Não Formais, porém, na literatura ocorre uma polissemia sobre esta expressão. O objetivo deste trabalho é analisar a possibilidade de construção de um conceito de Espaços Não Formais para a realidade pedagógica brasileira. Para tal fim, fizemos um levantamento bibliográfico e analisamos pesquisas internacionais e nacionais em nível de pós-graduação no período de 2000 a 2010 disponibilizadas no Banco de Teses da Capes. Tanto no contexto nacional como internacional, encontrou-se que o sentido atribuído ao termo “não formal” é diferente. No contexto nacional recentemente têm se valorizado ações de ensino formal e tem se apropriado de espaços educativos fora da escola, o que tem sido reportado principalmente em pesquisas sobre o ensino de Ciências. Contudo, este termo passou por uma modificação conceitual de Educação Não Formal para uso de Espaço Não Formal. A asserção do uso do conceito Espaços Não Formais em pesquisas em programas de pós-graduação, em especial mestrados profissionalizantes, pode ser explicado em relação da exigência de produtos finais de pesquisa.