CONDIÇÕES DE ENSINO EM ZOOLOGIA NO NÍVEL FUNDAMENTAL: O CASO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS-AM

  • Saulo Santos
  • Augusto Terán

Resumo

Os conteúdos zoológicos contribuem para o conhecimento dos alunos do Ensino Básico e sua finalidade é evitar concepções errôneas sobre os animais. Nesta pesquisa procurou-se conhecer as condições dos materiais físicos, os conteúdos e práticas de ensino atuais de Zoologia nas Escolas Municipais de Manaus. Para tal fim, foram visitadas Escolas Municipais na Zona Leste da cidade, com a participação de 46,5% dos professores de Ciências e 52% dos pedagogos. Na coleta de dados foi utilizados questionários com questões abertas, fechadas e fechado-abertos. Nas análises dos dados foi utilizada a porcentagem absoluta, relativa e análise qualitativa. As práticas prevalecentes foram às expositivas, com ênfase nas estruturas morfofisiológicas sem aulas práticas de ensino tradicional, sendo utilizados exemplos da fauna regional. Essas práticas são consequência em parte das ações de gestão escolar e políticas educacionais.

Publicado
2017-04-25
Como Citar
SANTOS, Saulo; TERÁN, Augusto. CONDIÇÕES DE ENSINO EM ZOOLOGIA NO NÍVEL FUNDAMENTAL: O CASO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS-AM. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 6, n. 10, p. 01-18, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/57>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

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