LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS / Textbooks: an analysis from trends in Education and Science Education

  • Felipe Negrão
  • Jackeline Sarmento
  • Virgílio Guedes
  • Augusto Terán

Resumo

Este artigo é resultado da disciplina “Fundamentos em Ensino de Ciências” do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia e teve como objetivo analisar três livros didáticos de ciências do triênio 2016/2018 de acordo com os enfoques propostos por Marandino (2002) que apresenta seis tendências para o ensino de ciências. Desse modo, apresentamos uma síntese de cada tendência, incluindo suas características e contribuições para o ensino, bem como sua aplicabilidade e reconhecimento em cada livro analisado. Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental a partir da concepção de autores como Fachín-Terán (2013), Giani (2010), Kenski (2003), entre outros. Ressaltamos que é apenas o inicio de uma reflexão ainda maior, visto que sabemos que a aprendizagem não se resume ao livro didático, mas a uma série de fatores que perpassam desde a formação dos professores até o planejamento de aulas atrativas, dentro e fora do espaço escolar.

Publicado
2017-05-09
Como Citar
NEGRÃO, Felipe et al. LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS / Textbooks: an analysis from trends in Education and Science Education. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 20, p. 21-31, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/241>. Acesso em: 09 dez. 2019.
Seção
Artigos