O MÉTODO NA CONSTRUÇÃO DE UMA TRAJETÓRIA INVESTIGATIVA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS / The method to construct an investigative journey in science education

  • Cirlande da Silva
  • Augusto Terán

Resumo

Ensaio a respeito do que acontece com a maioria dos professores pesquisadores, quando sentem uma grande aflição ao se depararem com qual método devem utilizar em seu trabalho de pesquisa, o que gera uma grande dificuldade nas pesquisas educacionais quando falamos em conceber um método apropriado que responda aos objetivos propostos pelo investigador. Na esteira desse pensamento, percebemos que o pesquisador, mesmo que não se dê conta, narra o que vê, o que ouve e o que sente. Inclusive priorizando-se o fato de que, quase não deixa escapar em suas narrativas, os seus conflitos, as suas incertezas, e as suas inseguranças nos caminhos que percorre quando investiga. Em suma, parte-se na contramão do procedimento descrito, demonstrando-se, através da vivência do próprio pesquisador, o ocorrido com ele durante a compreensão das dimensões ontológicas, teórico-epistemológicas e dimensão metodológica, culminando para as múltiplas formas de ressignificações feitas por ele sobre o método.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
DA SILVA, Cirlande; TERÁN, Augusto. O MÉTODO NA CONSTRUÇÃO DE UMA TRAJETÓRIA INVESTIGATIVA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS / The method to construct an investigative journey in science education. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 18, p. 269-281, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/211>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##