O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS A PARTIR DOS SABERES LOCAIS EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM
Resumo
As comunidades ribeirinhas de várzea do município de Parintins no Amazonas possuem contextos diferentes dos percebidos nas áreas metropolitanas onde há um aglomerado de indústrias e urbanização com saneamento básico, transporte coletivo e infraestrutura. São comunidades amazônicas cujo ambiente é formado por floresta e braços de rio, mas que se organizam com sistemas de educação convencional, comerciais e instituições religiosas. Dentro dessa realidade destacamos uma experiência pedagógica realizada em espaços não formais incluindo os elementos naturais da fauna e flora local presentes na comunidade denominada Divino Espírito Santo, cujo objetivo envolve compreender a visão dos estudantes a respeito das aulas de ciências a partir da realidade local. A metodologia enveredou-se pela abordagem qualitativa de Chizzotti (1996), com as técnicas de observação participante com 17 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Os resultados evidenciaram a contextualização dos saberes escolares, a partir da compreensão previa dos estudantes que facilitou a aproximação com os conhecimentos das ciências, assim como a inclusão dos saberes locais vivenciados em seu cotidiano na aula possibilitaram uma aprendizagem significativa neste imenso laboratório natural.