O CURRÍCULO NA ÓTICA DOS ESTUDANTES DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR PEDAGOGIA DE PARINTINS: PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES

  • Eliseu Souza
  • Lucinete da Costa

Resumo

Este trabalho é resultado de uma prática pedagógica desenvolvida em uma turma de professores em formação através do PARFOR em Parintins. O objetivo foi questionar os professores acerca das concepções do currículo que os mesmos possuem. Para coleta de dados utilizou-se da abordagem qualitativa. Estiveram envolvidos diretamente nesta ação onze professores, sendo de Parintins, Barreirinha e Faro, são professores com 10 a 22 anos de experiência na Educação Básica. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados uma sequência de estratégias que pudessem assegurar a resposta escrita em papel entregue pelo professor aos estudantes contendo uma única pergunta realizada no início e ao final da disciplina Currículo do Ensino Básico. Percebemos uma evolução na compreensão do currículo no decorrer dos trabalhos em sala de aula e que o mesmo atua na formação da identidade do professor uma vez que direciona as ações dos mesmos na prática educativa e ajuda-os a compreenderem os significados de ser professor e que por meio do currículo é possível construir, além dos saberes formais, cidadania, pois o currículo enquanto expressão da cidadania os prepara para discutir as políticas públicas, os direitos humanos, a própria política partidária que influencia diretamente a educação escolar.

Publicado
2017-05-04
Como Citar
SOUZA, Eliseu; DA COSTA, Lucinete. O CURRÍCULO NA ÓTICA DOS ESTUDANTES DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR PEDAGOGIA DE PARINTINS: PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 8, n. 15, p. 56-67, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/145>. Acesso em: 13 dez. 2019.
Seção
Artigos