UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE HEMOTERAPIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO AMAZONAS

  • Sônia Frantz
  • David Lopes Neto
  • Nair Silva
  • Augusto Terán

Resumo

Com o avanço da Enfermagem como ciência, reformulações no ensino se tornaram necessárias para que a construção do conhecimento ocorresse em consonância com as políticas públicas de saúde e de educação do país. Esta pesquisa teve como objetivos: Identificar as disciplinas de Ciências da Enfermagem que abordam conteúdos de hemoterapia, analisar os planos de ensino dos cursos de graduação em enfermagem no Estado do Amazonas e identificar o perfil dos docentes que ministram conteúdos de hemoterapia. A pesquisa foi do tipo exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa com triangulação de fontes documentais e orais, provenientes dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação em Enfermagem, Planos de Ensino e Questionário sobre o perfil dos docentes, desenvolvida em Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, do Estado do Amazonas, que possuíam Curso de Graduação em Enfermagem autorizados ou reconhecidos pelo Ministério da Educação. Os dados foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo de Bardim. Não existe disciplinas específicas de Enfermagem em Hemoterapia, apenas três instituições, dentre as oito pesquisadas apresentaram conteúdos de hemoterapia inseridos nos planos de ensino de Enfermagem em Saúde do Adulto. Nenhuma instituição apresentou objetivos específicos para hemoterapia. Os conteúdos ministrados são insuficientes para garantir o mínimo de conhecimento necessário para a assistência de enfermagem em hemoterapia.

Publicado
2017-05-03
Como Citar
FRANTZ, Sônia et al. UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE HEMOTERAPIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO AMAZONAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 7, n. 14, p. 135-143, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/131>. Acesso em: 17 out. 2019.
Seção
Artigos