A INTERFACE ENTRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

  • Cíntia Magalhães
  • Evanilda da Silva
  • Carolina Gonçalves

Resumo

A Alfabetização Científica e a Divulgação Científica são temáticas que, embora distintas, estão intrinsecamente relacionadas e amplamente discutidas na área do Ensino de Ciências. Neste artigo, discutimos o significado e a necessidade da Alfabetização Científica, relacionando-a a Divulgação Científica. Destacamos, em ambas, seu inerente aspecto social que lida com o acesso do cidadão comum à ciência, conferindo-lhe informações e subsídios para participar ativamente da sociedade como seres críticos e conscientes. A metodologia utilizada constituiu-se de pesquisa bibliográfica, tendo como referência os seguintes autores: Chassot (2011), Lorenzetti e Delizoicov (2001), Cachapuz et al. (2005), e Durant (2005). Em um primeiro momento, refletimos sobre o significado do termo Alfabetização Científica, em seguida destacamos suas possibilidades e necessidade na sociedade atual. E, finalmente, destacamos que a Divulgação Científica é fundamental na tarefa de apresentar a ciência ao cidadão, a fim de que este alcance a condição de alfabetizado cientificamente e possa intervir ativa e criticamente na sociedade.

Publicado
2017-04-25
Como Citar
MAGALHÃES, Cíntia; DA SILVA, Evanilda; GONÇALVES, Carolina. A INTERFACE ENTRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 5, n. 9, p. 14-28, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/44>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos

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