DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

  • Francinaldo Nogueira
  • Carolina Gonçalves

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão da pesquisa, que está sendo realizada com crianças do 5º ano, na faixa etária de10 a 12 anos de uma escola municipal da cidade de Manaus, onde partimos da seguinte pergunta: como a divulgação cientifica (DC) contribui para a aprendizagem de Ciências a partir da produção de vídeos com as crianças do Ensino Fundamental? Por estratégia de investigação optamos por uma pesquisa de campo, que se iniciou com uma visita, dos educandos, ao Museu Amazônico, órgão suplementar da Universidade Federal do Amazonas. Nessa perspectiva, o objetivo de nossa pesquisa foi investigar de que modo, a produção de vídeos de divulgação científica, elaborados pelas crianças do Ensino Fundamental, com apoio do professor, contribui para popularização e aprendizagem da ciência. O presente artigo discute questões como: o que é divulgação científica? A quem compete fazer divulgação cientifica? A linguagem audiovisual na aprendizagem; Os museus, espaços não formais de aprendizagem. Nesse sentido, nosso estudo aponta para a possibilidade das crianças construírem pequenos vídeos falando de sua experiência a partir dos temas abordados durante a visita.

Publicado
2017-05-03
Como Citar
NOGUEIRA, Francinaldo; GONÇALVES, Carolina. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 7, n. 14, p. 93-107, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/128>. Acesso em: 26 dez. 2024.
Seção
Artigos

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