AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO BLOCO PEDAGÓGICO DO ENSINO FUNDAMENTAL I / Natural Sciences classes for first-grade Elementary school students

  • Lívia de Aguiar
  • Augusto Terán
  • Raimundo de Alencar

Resumo

Aulas de ciências quando bem planejadas e ministradas, se constituem numa importante base de conhecimento para as crianças, pois trazem experiências a serem usadas na compreensão de assuntos relacionados à Ciência, Tecnologia e Sociedade. O nosso objetivo foi descrever como são desenvolvidas as aulas de Ciências da Natureza com estudantes do 1º ano do Bloco Pedagógico do Ensino Fundamental I. A pesquisa foi realizada numa Escola Municipal de Manaus, com 69 estudantes de seis a sete anos de idade, matriculados em três turmas vespertinas. A pesquisa é do tipo qualitativa exploratória. Os dados das observações participativas foram coletados no diário de campo. As professoras utilizaram as sequências didáticas com a experimentação e o conhecimento prévio, o que promoveu o envolvimento das crianças nas diversas atividades. A metodologia adotada pelas professoras corresponde ao nível de ensino, e segue o que os documentos normativos oficiais orientam. As crianças ficaram encantadas pelo estudo das ciências, o que contribui significativamente para o processo de alfabetização e letramento.

Publicado
2017-05-09
Como Citar
DE AGUIAR, Lívia; TERÁN, Augusto; DE ALENCAR, Raimundo. AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO BLOCO PEDAGÓGICO DO ENSINO FUNDAMENTAL I / Natural Sciences classes for first-grade Elementary school students. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 20, p. 11-20, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/240>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##