ENSINO DE CIÊNCIAS E CRIATIVIDADE: UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA / Science Teaching and Creativity: A path for Science education

Autores

  • Geysykaryny de Oliveira
  • Mikhail Pontes

Palavras-chave:

Criatividade, Ciência, Educação Científica

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir sobre a criatividade e suas contribuições para a educação científica, clarificando conceitos e ressaltando o papel da criatividade para a ciência, haja vista ser comumente associada pelo senso popular apenas à criatividade artística, sem levar em consideração que a criatividade pode perpassar muitos campos do conhecimento. Este estudo embasa-se por uma pesquisa bibliográfica para a compreensão de conceitos acerca da temática estudada, foi utilizado como referencial teórico principal: Alencar (2003); Alencar e Fleith (2003); Bachelard (1978;1996); Capra (2006); Demo (2014); Kuhn (2011); e Virgolim (2005;2007). Compreendeu-se através deste estudo que a criatividade é primordial para a educação científica, pois é através de pensamentos gerados por meio da criatividade científica que são formulados novos conceitos que vão desde os mais simples ao mais complexos, que podem, inclusive, revolucionar a ciência.

Downloads

Publicado

2017-05-09

Como Citar

DE OLIVEIRA, G.; PONTES, M. ENSINO DE CIÊNCIAS E CRIATIVIDADE: UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA / Science Teaching and Creativity: A path for Science education. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 61–66, 2017. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/246. Acesso em: 16 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.