UM OLHAR PARA A REALIDADE: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MANAUS

  • Geysykaryny de Oliveira
  • Andrezza Machado
  • Joab Reis

Resumo

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes com Altas Habilidades/Superdotação(AH/S), na perspectiva da Educação Inclusiva, visa o reconhecimento e a estimulação dos talentos humanos. Por essa razão, a existência do AEE é imprescindível para que o desenvolvimento dos estudantes que apresentam características de AH/S não seja prejudicado pela falta de práticas pedagógicas adequadas a esse público. Neste artigo destacamos os resultados obtidos através da Pesquisa de Iniciação Científica intitulada “Atendimento Educacional Especializado: caminhos para a estimulação de talentos humanos” que teve como objetivo compreender como o AEE pode contribuir para o desenvolvimento dos talentos dos estudantes com AH/S.Para isto, foi realizada a observação participante do trabalho pedagógico desenvolvido no AEE da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), na cidade de Manaus, estado do Amazonas.Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de campo, na perspectiva dialética, que tem como sujeitos, uma professora e cinco estudantes. A pesquisa oportunizou compreender a necessidade de um trabalho pedagógico eficaz, que estimule os talentos dos estudantes com AH/S por meio do enriquecimento curricular, garantindo um ambiente propício, bem como dos processos de enriquecimento curricular que contribua para o atendimento das necessidades educativas desses estudantes. Os resultados apontam que a garantia na legislação e nas politicas públicas existem, no entanto, o AEE tem enfrentado dificuldades que precisam ser supridas.

Publicado
2017-05-04
Como Citar
DE OLIVEIRA, Geysykaryny; MACHADO, Andrezza; REIS, Joab. UM OLHAR PARA A REALIDADE: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MANAUS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 8, n. 15, p. 130-139, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/153>. Acesso em: 05 dez. 2019.
Seção
Artigos