O TEATRO NA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS:

DIÁLOGOS COM A PESQUISA EDUCACIONAL BASEADA EM ARTES

  • Gabriel Alves Pinto
  • Leonardo Maciel Moreira

Resumo

O objetivo desta investigação foi explicitar tendências de pesquisas em ensino de ciências brasileiras que abordam o teatro de temática científica e estabelecer um diálogo com a pesquisa educacional baseada em artes. Foi utilizada metodologia qualitativa do tipo estado da arte, tendo-se como corpus de análise artigos constantes no WebQualis da CAPES. Encontramos que os conteúdos curriculares mais abordados foram química, biologia, física e educação ambiental, e que os focos temáticos mais frequentes foram educação não formal e divulgação científica, história e filosofia da ciência e métodos e estratégias de ensino. Os métodos utilizados nas pesquisas analisadas foram estudo de caso e pesquisa-ação. Verificou-se que as pesquisas estão em diferentes distanciamentos em relação a PEBA. Esta investigação promove reflexões que sinalizam para a possibilidade de pesquisas em ensino de ciências permeadas pela estética.

Publicado
2020-01-02
Como Citar
PINTO, Gabriel Alves; MOREIRA, Leonardo Maciel. O TEATRO NA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS:. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 12, n. 26, p. 126 - 141, jan. 2020. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1667>. Acesso em: 11 out. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##