ENSINAR CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: UMA AÇÃO COLABORATIVA EM UMA ESCOLA MULTISSERIADA
DOI:
https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v16.n30.3630Palavras-chave:
Classe Multisseriada, Ensino de Ciências, Experiência DocenteResumo
Esta pesquisa objetiva apresentar os resultados de uma ação colaborativa em uma classe multisseriada de uma escola do interior do município de Bragança-PA, trabalhando-se o ensino de ciências visando a construção de diálogos unidos às outras áreas do conhecimento, dando destaque para a contextualização dos conteúdos e visibilidade para a experiência docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade narrativa que contou com a elaboração de um plano de aula dividido em quatro momentos para a discussões do conteúdo sobre o reino Plantae. A intervenção pedagógica resultou na construção de diálogos, unidos às disciplinas de Língua portuguesa e Matemática, além da contextualização dos conteúdos ministrados e a visibilidade da experiência docente. Apesar da multiidade, nossos estudantes apropriaram-se do conhecimento discutido por meio de diálogos e textos escritos, além de pinturas e desenhos feitos por eles próprios durante as atividades na escola, levando ao aumento de seu vocabulário formal e ao desenvolvimento de suas habilidades cognitivas como criatividade, linguagem, planejamento, memória e percepção.
Referências
ANDRADE, F. M. R.; RODRIGUES, M. P. M. Escolas do Campo e Infraestrutura: aspectos legais, precarização e fechamento. Educação em Revista. v. 36, p. 1-19, 2020.
ARAÚJO, R. L. Nichos, Entrecruzamentos e Movimentos Formativos: uma proposta de reflexão compartilhada sobre a docência entre formadores de professores de Ciências e Biologia. Tese de Doutorado. Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, 2021.
ARROYO, M. G. Escola do Campo e a Pesquisa do Campo: Metas. In: MOLINA, Mônica Castagna (Org.). Educação do Campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, 2006.
AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
BITENCOURT, I. M. A. Botânica no Ensino Médio: Análise de uma Proposta Didática baseada na Abordagem CTS. Dissertação (Mestrado); Universidade Estadual do sudoeste da Bahia, Jequié/BA. 2013.
BESSA, M. Artes plásticas entre as crianças. 3 ed. Rio de Janeiro: José Olimpio, 1972.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Editora Unijuí, 1ª edição, 2003.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.
CRUZ, V.A.S. Ciências da vida e da natureza: Proposta de Ensino para as Classes Multisseriadas. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino e Docência). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. p. 100, 2016.
FERRI, C. Classes multisseriadas: que espaço escolar é esse? Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, Florianópolis, 1994.
FREITAS, M. N. M. Ensino de ciências em classes multisseriadas: Um estudo de caso numa escola ribeirinha. In: HAGE, S. M. (Org.). Educação do campo na Amazônia: retratos de realidade das escolas multisseriadas no Pará. Belém: Gráfica e Editora Gutemberg Ltda, p. 69-84, 2005.
GADOTTI, M. Pedagogia da Terra, São Paulo: Peiropolis, 2000.
HAGE, S. A. M.; BARROS, O. F. Currículo e Educação do Campo na Amazônia: Referências para o debate sobre a multisseriação na escola do campo. Espaço do Currículo, v. 3. n. 1, pp. 348-362, 2010.
KOBASHIGAWA, A. H.; ATHAYDE, B. A. C.; MATOS, K. F. de OLIVEIRA; CAMELO, M.H.; FALCONI, S. Estação ciência: formação de educadores para o ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. In: IV Seminário Nacional ABC na Educação Científica. São Paulo, p. 212-217, 2008.
JESUS, J. Y. T. Música na escola como um recurso pedagógico: análise de uma prática docente em salas de séries iniciais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002.
LIMA, D. F. A Importância da Sequência Didática como metodologia no ensino da disciplina de Física Moderna no Ensino Médio. Revista Triângulo. Uberaba, Minas Gerais, v. 11, n. 1, p. 151-162, 2018.
LUTHER, A; GERHARDT, T. E. Educação obrigatória, êxodo rural e fechamento das escolas do campo no brasil. Revista Saberes da Amazônia, v. 3, n. 07, p. 281-310, 2018.
MEDRADO, C. H. S. Prática Pedagógica em Classes Multisseriadas. Revista Eletrônica de Culturas e Educação, Jiquiriçá-ba, v. 2, n. 7, p.133-148, 2012.
OLIVEIRA, F. R. G. Salas Multisseriadas: Compreensões sobre a organização da Prática Docente. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, Rio Grande do Norte, pp. 47, 2019.
PACHECO, A. S. Em el corazón de la Amazonia: identidades, saberes e religiosidades no regime das águas Majoaras. Tese (Doutorado em História) – Ponti fícia Universidade Católica de São Paulo - São Paulo, 2009.
PAVIANI, J. Interdisciplinaridade: conceito e distinções. 2ª edição. Caxias do Sul, RS, Educs, 2008.
RAMALHO, P. R. R. Dificuldades de aprendizagem em Escolas do Campo. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia). Departamento de Educação do Campo - Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, p. 61, 2018.
ROCHA, Carlos José Trindade da; FARIAS, Sidilene Aquino de. Metodologias ativas de aprendizagem possíveis ao ensino de ciências e matemática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 8, n. 2, p. 69-87, maio/ago. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v8i2.9422
SANTOS, W. L. A Prática Docente em Escolas Multisseriadas. Revista Científica da FASETE, p. 71-80, 2015.
SARTORI, Jerônimo; LONGO, Maristela. Práticas investigativas no ensino de ciências na educação básica. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 9, n. 3, e21075, 2021. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v9i3.11976
