A EXPERIÊNCIA DA ELABORAÇÃO DE UMA OFICINA COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO DA CULTURA CIENTÍFICA POR DOCENTES DOS CURSOS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA- CESP/UEA

  • Carmen Jacaúna
  • João Rocha
  • Mary Carvalho

Resumo

O presente trabalho aborda a experiência de realização de Oficina de cunho Científico no âmbito do Subprojeto: Patrimônio Cultural e Memória no Assentamento de Vila Amazônia: um estudo de meio para inclusão social e desenvolvimento da Cultura Científica em Parintins- AM.Voltada para alunos de 8 o e 9o anos de Escolas Municipais no P. A. Vila Amazônia. Particularmente, Comunidade de Santa Maria (área urbana) à região da Valéria, associações organizadas do local, artesãos, agentes ambientais voluntários, professores e educadores da localidade. Objetivamos sob a ótica da divulgação científica apresentar o resultado desta oficina (como as demais), por ser voltada para diferentes públicos. Apontamos assim, alguns aspectos relevantes em contemplar este público nos espaços de educação não formal. A Oficina foi produzida e realizada por docentes dos Curso de Licenciatura em História e Geografia do Centro de estudos Superiores de Parintins CESP/ UEA. Utilizamos o Estudo de Meio como procedimento metodológico, enfocamos a ciênciacomo forma de cultura, discutindo também, as possibilidades de enriquecimento da área de divulgação cientifica a partir da integração entre profissionais. Por fim, a relevância para a comunidade externa se dá com o protagonismo social que podemos orientar por meio das oficinas, cujos resultados almejam inclusão social e desenvolvimento da cultura científica entre os participantes e estes se tornem propagadores no meio em que atuam a partir da percepçãode que todos os elementos físicos e sociais que compõem o patrimônio cultural do local são depositários da memória e fontes para a construção da história do lugar.

Publicado
2017-05-04
Como Citar
JACAÚNA, Carmen; ROCHA, João; CARVALHO, Mary. A EXPERIÊNCIA DA ELABORAÇÃO DE UMA OFICINA COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO DA CULTURA CIENTÍFICA POR DOCENTES DOS CURSOS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA- CESP/UEA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 8, n. 15, p. 214-223, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/162>. Acesso em: 13 dez. 2019.
Seção
Artigos