ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA COM CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA / Ecological literacy with children of pre-school
Resumo
As crianças que chegam às Instituições de Educação Infantil devem encontrar um conjunto de práticas que busquem articular as experiências e os saberes na infância. A pesquisa teve por objetivo identificar indicadores de Alfabetização Ecológica em crianças da pré-escola utilizando a musicalização e a vocalização de duas espécies de aves – “Arara vermelha” (Ara macao) e “Arara Canindé” (Ara ararauna). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com participação de 48 crianças de um Centro Municipal de Educação Infantil em Manaus. Após a inserção de elementos que fizessem parte de uma educação integral e não separada do mundo natural das crianças foram registrados indicadores de Alfabetização Ecológica no reconhecimento da vocalização das Aves (79,2%, N=38), na percepção imagética das Araras Vermelha e Canindé (83%, N=40), apontando detalhes na coloração, habitat e hábitos alimentares das aves. Na aproximação com elementos antes desconhecidos foi possível constatar as contribuições no processo de Alfabetização Ecológica para o aperfeiçoamento da identidade coletiva e individual das crianças por meio das brincadeiras, do imaginário, na edificação de sentidos sobre a natureza e a sociedade.