ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA COM CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA / Ecological literacy with children of pre-school

  • Raimundo de Alencar
  • Augusto Terán

Resumo

As crianças que chegam às Instituições de Educação Infantil devem encontrar um conjunto de práticas que busquem articular as experiências e os saberes na infância. A pesquisa teve por objetivo identificar indicadores de Alfabetização Ecológica em crianças da pré-escola utilizando a musicalização e a vocalização de duas espécies de aves – “Arara vermelha” (Ara macao) e “Arara Canindé” (Ara ararauna). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com participação de 48 crianças de um Centro Municipal de Educação Infantil em Manaus. Após a inserção de elementos que fizessem parte de uma educação integral e não separada do mundo natural das crianças foram registrados indicadores de Alfabetização Ecológica no reconhecimento da vocalização das Aves (79,2%, N=38), na percepção imagética das Araras Vermelha e Canindé (83%, N=40), apontando detalhes na coloração, habitat e hábitos alimentares das aves. Na aproximação com elementos antes desconhecidos foi possível constatar as contribuições no processo de Alfabetização Ecológica para o aperfeiçoamento da identidade coletiva e individual das crianças por meio das brincadeiras, do imaginário, na edificação de sentidos sobre a natureza e a sociedade.

Publicado
2017-05-09
Como Citar
DE ALENCAR, Raimundo; TERÁN, Augusto. ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA COM CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA / Ecological literacy with children of pre-school. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 10, n. 21, p. 173-185, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/279>. Acesso em: 16 dez. 2019.