Apresentação

Estamos passando por um período conturbado da sociedade mundial. Vê-se o avanço das forças conservadoras representadas por políticos e políticas que menosprezam os direitos das classes trabalhadoras com vista a aumentar os lucros e a acumulação capitalista.

A saúde e a educação, direitos universais das sociedades atuais, são cada vez mais restritos e precários. Os investimentos públicos nesses setores estão cada vez mais reduzidos e cabe àqueles que resistem buscar caminhos para superar essas adversidades e aglutinar forças para resistir.

A Universidade se enquadra nesse movimento como vanguarda da luta por liberdade e direitos sociais a toda a população. A Universidade é o lugar de discussão, debate, conflitos e de tomada de consciência, tão necessária à formação de um quadro de liderança e de organização política de resistência.

A Universidade do Estado do Amazonas não está alheia a isso tudo. O Centro de Estudos Superiores de Parintins está em constante debate entre seus alunos, professores e demais membros da comunidade em busca de compreender e entender o momento atual, seja a nível nacional ou local, para possibilitar sua crítica e a busca de soluções.

Os resultados desses debates estão transcritos em trabalhos e pesquisas apresentadas dos mais diversos temas alguns aqui absorvidos dado o caráter interdisciplinar e interinstitucional da revista.

A revista Marupiara publica trabalhos das diversas áreas do conhecimento, principalmente aqueles voltados a Educação, Ensino, Meio Ambiente entre outras, e tem atendido a professores pesquisadores e seus grupos de pesquisas, possibilitando a dispersão dos debates de temas relevantes, criando um clima de abertura e diversidade de conhecimento para a construção de uma sociedade mais plural e conhecedora de seus direitos.

Acesse o blog da revista e obtenha mais informações: marupiaradigital.blogspot.com 

Coordenação Editorial

Publicado: 2018-04-05