Edição atual

n. 5 (2020): Edição Especial

APRESENTAÇÃO

             O VII Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas foi realizado na cidade de Manaus, Amazonas, no período de 02 a 05 de outubro de 2019 e teve como objetivo estabelecer um debate participativo e construtivo em torno da dinâmica, planejamento, gestão e utilização dos recursos hídricos, apresentando como temática principal “A água como elemento de integração e de conflitos socioambientais”. Foi planejado e executado pela Universidade do Estado do Amazonas, por intermédio do Programa de Pós Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA), com apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH-AM), da Agência Nacional de Água (ANA), da CAPES e demais universidades da Rede Água.

             Destacou-se como uma excelente oportunidade de inserir o tema água na agenda de representantes das organizações governamentais e não governamentais, da academia, da sociedade civil e de empresas, reunindo um significativo e amplo espectro de atores relacionados ao tema. A Gestão Hídrica representa o elemento integrador para a sustentabilidade dos diferentes usos nas Bacias Hidrográficas. O planejamento territorial perpassa pelas decisões coletivas e demanda o aprofundamento da divulgação dos estudos realizados com foco nos recursos hídricos, dos componentes naturais e sociais e de todos os elementos determinantes do desenvolvimento sustentável.

             Nesse contexto, esse evento oportunizou importantes discussões e debates acerca dos seguintes eixos temáticos: Planejamento e Gestão de Bacias Hidrográficas, Desenvolvimento Sustentável: subsídios e propostas para a água, Bacias Hidrográficas como categorias de Análise e Gestão Territorial, Segurança Hídrica e Legislação Ambiental, Tecnologias Sociais na Gestão das Águas, Recursos Hídricos e Saneamento Básico, Comitês de Bacias Hidrográficas e Gestão Participativa.

             A presente publicação é produto dos resumos apresentados no Evento e traz fundamentais contribuições sobre os temas que alicerçaram o desenvolvimento do Evento. Assim esse material representa um importante marco para a Gestão dos Recursos Hídricos nos contextos nacional e internacional, em especial para a Amazônia.

 

Comissão Organizadora do VII WPDSBH

Publicado: 2020-05-25

Edição completa

Ver Todas as Edições

A revista Marupiara (ISSN: 2527-0753) é a revista científica do CESP/UEA, criada em maio de 2006, no formato impresso, por decisão dos professores da unidade e do Conselho Acadêmico com o objetivo de estimular e desenvolver o intercâmbio entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais atuantes nas diversas áreas do conhecimento, facilitando a aproximação entre o conhecimento científico e a comunidade de modo geral; fomentar o intercâmbio de informações e experiências no âmbito das diversas ciências com outras instituições nacionais ou estrangeiras, congêneres e estabelecer-se como canal de divulgação de estudos e progressos recentes nos campos das diversas ciências.