O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5 pts; usa uma fonte de 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Submissões

Todo processo de submissão e acompanhamento do processo editorial em curso será eletrônico. Inicialmente o autor deverá criar login e senha de acesso à Revista Marupiara. Ao submeter o manuscrito à Revista, os autores/coautores cedem os direitos autorais à Revista, afirmando que seu manuscrito é um trabalho original, e não submetido em parte ou no seu todo, à análise para publicação em outra revista. Acesse a página de cadastro.

 Todo os autores devem se cadastrar no sistema para acesso, por meio de login e senha. É obrigatório para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em andamento. Acesso em uma conta existente ou registrar uma nova conta. Deve ser indicado quais dos autores é o responsável. Este receberá as informações sobre o andamento do processo editorial.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. (Se estiver, deve-se justificá-lo em “Comentários ao editor”)

O arquivo da submissão está em Word

URLs para as referências foram informadas quando possível.

O texto obedece aos padrões gráficos indicados nos itens de 5 a 10 das Diretrizes para Autores.

Para submeter um manuscrito a uma seção com avaliação cega, foram substituídos os nomes de todas as autorreferências pelo termo “Autor” (inclusive mapas, quadros e tabelas), conforme as instruções do item 3 das “Diretrizes para Autores”

Pelo menos um dos autores deve ser docente de instituição de ensino superior, ou pesquisador(es) de instituto de pesquisa, ou ter vínculo passado (que resultou em obtenção de título) ou atual a programa de pós-graduação. Serão aceitos até 5(cinco) autores.

Todos os metadados serão inseridos nas duas línguas previstas nesta submissão (etapa "3. Dados da submissão"), observando estritamente as instruções do item 11 das “Diretrizes para Autores” (“Preenchimento dos metadados”).

 O número ORCID será informado (etapa "3. Dados da submissão")

Serão informados a instituição (universidade ou instituto de pesquisa) e o resumo da biografia (duas a três linhas no respectivo campo).

O texto pode ter até 5 (cinco) autores; neste caso, cada um deve indicar claramente sua participação no artigo, conforme o tem 2.2 das Diretrizes para autores.

As imagens (se houver) foram submetidas no corpo do texto, em arquivos .jpg com resolução mínima de 300 dpi.

Diretrizes para Autores

Normas para submissão de manuscritos

 A Marupiara é uma revista acadêmica na área Interdisciplinar e de Educação, com as seguintes normas de publicação:

 1 Todos os trabalhos devem ser inéditos e não podem estar submetidos a outro periódico aguardando avaliação.

  1.1 São aceitas submissões em português ou espanhol.

  1.2 Os manuscritos devem ter três resumos: em português e inglês obrigatoriamente e o terceiro em espanhol. Sendo o manuscrito em espanhol, os resumos serão, nesta ordem, em espanhol, em português e em inglês.

2 O artigo submetido pode ter  até 5 (cinco ) autores.

  2.1 Um primeiro autor só pode voltar a submeter manuscritos à Marupiara depois de transcorrido ao menos um ano de sua última publicação.

  2.3  Submeter 1 artigo por edição como primeiro autor e até mais um como co-autor; 

 3 Para a avaliação cega por pares, o manuscrito não pode conter o nome dos autores.

  3.1 Quando houver referência ao próprio autor, deve-se substituir seu sobrenome pela palavra “Autor”.

  3.2 Figuras, tabelas, mapas, quadros e outras ilustrações não podem trazer o nome do(s) autor(es), mas apenas (Autor, ano).

 4 Cabe aos editores julgar se o manuscrito é inédito e alinhado ao escopo da revista e devolver ao(s) autor(es).

  4.1 Artigo – texto inédito que seja resultado de pesquisa, relacionados à temática da revista e apresentados em forma de revisão de literatura, ensaios ou resultados de pesquisa concluídas. A submissão seguirá para a avaliação cega por pares na medida em que o texto traga contribuição teórica ou material analítico inédito, e não apenas materiais empíricos novos. Mínimo 15 e máximo de 25 páginas, incluindo resumos e referências bibliográficas; cada resumo pode ter até 200 palavras e de 3 a 5 palavras-chave.

 4.2 Relato de Experiência – Descrição de uma experiência cientifica ou pedagógica inovadora no âmbito das Educação e do ensino das ciências (mínimo 10 e máximo 15 páginas).

 4.3 Resenha - Análises críticas de livros recém-lançados, teses defendidas ou clássicos relacionados às diversas áreas do conhecimento. As resenhas devem apresentar Título, Referência da obra e dados dos autores da obra resenhada, Resumo e Posicionamento analítico do resenhista sobre as contribuições da obra para a ciência e/ou a sociedade.

Observações sobre a submissão de dossiês:

A submissão deve ser discutida com o editor para justificar sua pertinência ao escopo da revista e sua originalidade (sobretudo levando em conta os dossiês publicados recentemente).

O Dossiê terá no entre cinco e dez artigos, além da introdução, que deve ser feita pelo organizador. Um critério importante para o aceite da proposta é a diversidade institucional dos autores, que devem ter pesquisa na área temática.

A avaliação dos artigos do Dossiês é conduzida da mesma maneira que a dos demais: avaliação por pares cegos.

O proponente do Dossiê será o organizador e trabalhará conjuntamente com o editor da revista, elegendo pareceristas em comum acordo.

Submissão de Trabalho

O artigo deve estar no formato “.doc” ou “.docx” (compatível com Winword 11 ou superior).

Devem ser anexados 2(duas) cópias do original.

Na folha de rosto deverão constar o título, nome completo do(s) autores(es), afiliação institucional, resumo no idioma original e inglês; a partir da segunda folha, não deverão aparecer dados que permitam identificar (o)s autor(es). Manuscritos que não seguirem estas orientações serão devolvidos.

O trabalho deverá conter: (usar o template da revista https://docs.google.com/document/d/1Uj-HIWdQd8zLHVfMBe3dfykM9DeGhsW_/edit?usp=drive_link&ouid=115973528714963967336&rtpof=true&sd=true)

Template da Revista: template

Partes pré-textuais 

  1. Título: Em português, fonte Arial, corpo 14, negrito, centralizado, caixa alta (não podendo ultrapassar 3 linhas); em inglês, fonte Arial, corpo 12, negrito, centralizado, minúscula.
  2. Nome(s) do(s) autor(es): fonte Arial, corpo 12, normal, à direita. O número máximo de autores de um artigo não poderá exceder o total de cinco pessoas.

(Obs.: Incluir na Nota de Rodapé, Arial, corpo 10, a identificação do autor e/ou cada coautor: titulação, Instituição ao qual pertence, cidade, estado, pais, e-mail);

  1. Resumos em português e em inglês: fonte Arial, corpo 10, normal, justificado. O Resumo deve apresentar: a Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais. O resumo e as palavras-chave juntos devem ter máximo 200 palavras. É fundamental, que os abstracts e Keywords sejam cuidadosamente redigidos e não confiados cegamente ao Google translator e similares. Serão solicitados aos autores dos artigos aprovados que enviem à Comissão Editorial comprovações da tradução dos Abstracts por tradutores.
  2. Palavras-chave: deve ser apresentada em língua português e em inglês, no máximo de 5 palavras, formadas por expressões de no máximo 3 termos, separados por ponto, fonte Arial, corpo 10, normal, justificados

Do texto

  1. Introdução
  2. Desenvolvimento
  3. Resultados
  4. Considerações Finais (parte final onde são apresentadas as conclusões e, opcionalmente, os comentários finais); j) Agradecimentos (Opcional).
  5. Agradecimentos, se necessário.
  6. Referências de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) fonte Arial, corpo 12, justificado, espaçamento entre linhas: simples e após o parágrafo 6 pt.

Pode-se substituir a edição de Desenvolvimento e Resultados por Títulos e subtítulos.

8.·Alinhamento do corpo do texto: justificado;

9.·Fonte: Arial 14 pt, para título e  12 pt para corpo de texto, Arial 10 para notas de rodapé e para citações longas recuadas;

10.·As notas de rodapé devem ser numeradas continuamente e em algarismos arábicos. Recomenda-se fazer explicações  e definições no corpo do texto, evitando Notas de rodapé.

11.·Tabelas, gráficos, figuras ou imagens devem ser inseridas no lugar apropriado do texto. 

12.·Legendas de tabelas e figuras. Devem aparecer dentro do texto, não é necessário enviá-las separado. As explicações e abreviaturas não regulares irão em notas ao pé da tabela ou figura. A legenda das tabelas deve ser posta acima das mesmas e dos gráficos, imagens (formato **. jpg ou *.png, resolução mínima de 300 dpi), e/ou figuras, abaixo. As tabelas devem ir desenhadas com linhas horizontais e verticais singelas, ajustadas ao conteúdo. Cite cada figura e tabela no texto de acordo com uma ordem numérica, por exemplo, (Fig. 4) ou (Figs. 4 e 5) ou (Tabela 1.). Deve-se usar as tabelas e figuras estritamente necessárias para explicar o argumento do trabalho e respaldá-lo. Também devem usar-se figuras como alternativa às tabelas; não se deve duplicar os dados nos gráficos e tabelas, nem repetir no texto a informação das tabelas ou figuras.

  1. No final do artigo deve constar uma lista completa das referências citadas ao longo do texto. Esta lista deve estar em ordem alfabética e seguir as normas da ABNT, atualizada.
  2. Todas as referências e citações devem obedecer às normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (Se recomenda ler os últimos números da revista), de acordo com os exemplos abaixo: