ARQUEOLOGIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM COMUNIDADES AMAZÔNICAS: UMA EXPERIÊNCIA NA FLORESTA NACIONAL DE TEFÉ, COARI E MANAUS (AM)
Resumo
O trabalho foi desenvolvido nas comunidades ribeirinhas da Floresta Nacional de Tefé e nos municípios de Coari e Manaus, no Amazonas, com ações de Educação Patrimonial veiculadas por força das pesquisas arqueológicas do “Projeto Araracanga”, da PETROBRÁS. Foi necessário realizar oficinas de sensibilização arqueológica, palestras, apresentação de kit de sensibilização arqueológica e exposição fotográfica: “O fazer arqueológico”, bem como, visitas técnicas nas localidades ribeirinhas, sendo utilizada a metodologia de planejamento participativo com aplicação da matriz SWOT e destaque para as vocações naturais e culturais das localidades visitadas. Os resultados foram considerados positivos, embora do ponto de vista dos educadores haja plena consciência de que atividades realizadas sob a égide da educação, não se encerram apenas com o cumprimento do que foi proposto. Ressalta-se ainda a efetiva participação dos comunitários nas atividades de Educação Patrimonial nas comunidades ribeirinhas locais, bem como os professores multiplicadores do conhecimento arqueológico dos municípios envolvidos.