ONDE ESTÁ MINHA CIDADE? UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE IRANDUBA – AM

  • Danielle Mariam Araújo dos Santos UEA
  • Alcirene da Silva Cursino UEA
  • Charles Moreira da Silva UEA
  • Henrique Aguiar de Evangelista UEA
  • Laila Fernanda dos Santos UEA

Resumo

O relato apresenta uma pesquisa realizada no município de Iranduba, Estado do Amazonas, com professores e gestores de escolas de Ensino Fundamental, compreendendo como acontece o ensino de Geografia na perspectiva do estudo do lugar. O objetivo foi analisar as metodologias de ensino utilizadas pelos professores, o processo de ensino e aprendizagem da Geografia no 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, nas escolas municipais de Iranduba e identificar as práticas pedagógicas dos professores, nas aulas de Geografia em relação ao conteúdo específico sobre a cidade e o município. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, se constitui em uma pesquisa-ação, teve como técnicas de pesquisa: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; aplicação de questionários, entrevistas e observação participante. Como resultado, verificou-se que os professores, na maioria das vezes, não trabalham os conteúdos sobre o município em sua totalidade por não terem acesso a dados atualizados sobre o tema. A falta de acesso aos conteúdos específicos sobre Iranduba, dificulta a compreensão do aluno em relação ao lugar em que vive, à sua cidade, ao seu lugar de vivência. Portanto, é necessário que sejam elaborados livros didáticos adequados à realidade de cada município, de modo a fazer com que o aluno possa ler o mundo em que vive de modo pleno.

Publicado
2018-04-03
Como Citar
SANTOS, Danielle Mariam Araújo dos et al. ONDE ESTÁ MINHA CIDADE? UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE IRANDUBA – AM. Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA, [S.l.], n. 2, p. 93-109, abr. 2018. ISSN 2527-0753. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/908>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Edição
Seção
Relato de Experiência