ENSINANDO SOBRE A CIDADE: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM BORBA – AM

  • Danielle Mariam Araújo dos Santos UEA
  • Alcirene da Silva Cursino UEA

Resumo

O trabalho apresenta o relato de uma experiência docente realizada no município de Borba, Estado do Amazonas, com professores do PARFOR/UEA, que cursam Pedagogia. Os professores que já atuam nas séries iniciais, relataram como exploram os conteúdos de Geografia nas aulas, e as dificuldades que enfrentam em relação ao trabalho com os conteúdos específicos do município, a cartografia local e características da cidade de Borba. Verificou-se que os professores nem sempre conseguem trabalhar todos os conteúdos por falta de dados e produtos cartográficos específicos do município. Na disciplina de Geografia para Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, foram exploradas sugestões metodológicas para o trabalho com cartografia, além da confecção de materiais pedagógicos para trabalhar o município, que de acordo com os alunos, ajudarão no planejamento das aulas.

Publicado
2018-04-03
Como Citar
SANTOS, Danielle Mariam Araújo dos; CURSINO, Alcirene da Silva. ENSINANDO SOBRE A CIDADE: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM BORBA – AM. Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA, [S.l.], n. 2, p. 110-121, abr. 2018. ISSN 2527-0753. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/909>. Acesso em: 23 out. 2018.
Edição
Seção
Relato de Experiência