A HORTA ESCOLAR: POSSIBILIDADES PARA TRABALHAR O LETRAMENTO COM EDUCANDOS DO 5º ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PARINTINS – AM
Resumo
Refletir sobre o ensino aprendizagem da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental é reconhecer os desafios que o professor enfrenta para efetivá-lo. Partindo desse princípio, este artigo tem como objetivo apresentar os resultados do estudo que investigou possibilidades para trabalhar a prática do letramento com educandos do 5º ano do Ensino Fundamental a partir do Projeto Horta Escolar. Como arcabouço teórico utiliza-se os estudos de Micotti (2009), Marcuschi (2010), Porto (2012), Tinoco (2013) e outros que versam sobre o tema. A presente pesquisa é de natureza qualitativa com enfoque dialético e tem como método de procedimento o estudo de campo realizado em uma escola estadual que desenvolve o projeto “Horta Escolar” a partir do quadro de oficinas do Programa Mais Educação (PMEd). As coletas de dados foram obtidas por meio da observação participante e entrevistas semiestruturadas com a monitora do referido projeto, 1 (um) professor da disciplina Língua Portuguesa que atua no 5º ano do Ensino Fundamental e 4 (quatro) educandos da turma observada. O percurso investigativo demonstrou que, apesar dos desafios que a instituição ainda enfrenta para desenvolver possibilidades para trabalhar o letramento no projeto “Horta Escolar”, por se tratar de uma sugestão inovadora, esta é uma expectativa que pode se tornar realidade, desde que a escola esteja disposta a investir com seriedade nessa proposta, evidentemente por possuir meios e condições fundamentais para iniciar um trabalho nessa perspectiva.