A HORTA ESCOLAR: POSSIBILIDADES PARA TRABALHAR O LETRAMENTO COM EDUCANDOS DO 5º ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PARINTINS – AM

  • Cristiane Socorro Okamura de Farias UEA
  • Edinelza Macedo Ribeiro UEA

Resumo

Refletir sobre o ensino aprendizagem da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental é reconhecer os desafios que o professor enfrenta para efetivá-lo. Partindo desse princípio, este artigo tem como objetivo apresentar os resultados do estudo que investigou possibilidades para trabalhar a prática do letramento com educandos do 5º ano do Ensino Fundamental a partir do Projeto Horta Escolar. Como arcabouço teórico utiliza-se os estudos de Micotti (2009), Marcuschi (2010), Porto (2012), Tinoco (2013) e outros que versam sobre o tema. A presente pesquisa é de natureza qualitativa com enfoque dialético e tem como método de procedimento o estudo de campo realizado em uma escola estadual que desenvolve o projeto “Horta Escolar” a partir do quadro de oficinas do Programa Mais Educação (PMEd). As coletas de dados foram obtidas por meio da observação participante e entrevistas semiestruturadas com a monitora do referido projeto, 1 (um) professor da disciplina Língua Portuguesa que atua no 5º ano do Ensino Fundamental e 4 (quatro) educandos da turma observada. O percurso investigativo demonstrou que, apesar dos desafios que a instituição ainda enfrenta para desenvolver possibilidades para trabalhar o letramento no projeto “Horta Escolar”, por se tratar de uma sugestão inovadora, esta é uma expectativa que pode se tornar realidade, desde que a escola esteja disposta a investir com seriedade nessa proposta, evidentemente por possuir meios e condições fundamentais para iniciar um trabalho nessa perspectiva.

Publicado
2018-04-03
Como Citar
FARIAS, Cristiane Socorro Okamura de; RIBEIRO, Edinelza Macedo. A HORTA ESCOLAR: POSSIBILIDADES PARA TRABALHAR O LETRAMENTO COM EDUCANDOS DO 5º ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PARINTINS – AM. Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA, [S.l.], n. 2, p. 122-136, abr. 2018. ISSN 2527-0753. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/910>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Edição
Seção
Relato de Experiência