ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DO CONTEÚDO DE CITOLOGIA PELOS ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO À LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA / Analysis of previous knowledge of Cytology of high school freshmen based on meaningful learning theory

  • Sheila Maia
  • Silvio José da Silva
  • Arthur de Magalhães
  • Rosana Chaves
  • Ivanise Rizzatti

Resumo

Este trabalho descreve a análise do diagnóstico dos conhecimentos prévios de 15 estudantes do 1º ano do Ensino Médio em uma escola no município de Boa Vista-RR sobre o conteúdo citologia. Esta pesquisa está sendo desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima - PPGEC/UERR e se baseia na construção de um software educativo, voltado para o ensino de citologia. A investigação tem como objetivo avaliar a contribuição do software educativo denominado Céllula na aquisição de novos conceitos de citologia. Para obtenção de dados aplicou-se uma prova diagnóstica contendo sete questões dissertativas, abordando conceitos mais gerais do conteúdo. O resultado desta prova diagnóstica serviu de base para construção do software Céllula. O diagnóstico revela que a maioria dos estudantes possuem conhecimentos bem elementares sobre a célula animal, ou seja, não apresentaram subsunçores esperados. O resultado foi primordial para que o software educativo fosse elaborado levando em consideração os conhecimentos prévios dos estudantes.

Publicado
2017-05-09
Como Citar
MAIA, Sheila et al. ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DO CONTEÚDO DE CITOLOGIA PELOS ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO À LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA / Analysis of previous knowledge of Cytology of high school freshmen based on meaningful learning theory. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 20, p. 153-161, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/258>. Acesso em: 16 dez. 2019.
Seção
Artigos