AS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS / The conceptions of graduate students about the importance of experimentation in Science education

  • Rita Costa
  • Régia de Lima
  • Oscar Delgado
  • Juciel Souza
  • Ivanise Rizzatti
  • Josimara Oliveira

Resumo

Este trabalho teve por objetivo investigar a concepção de estudantes da pós-graduação em ensino de ciências sobre o uso de experimentação com materiais alternativos, no intuito de colaborar com o ensino-aprendizagem na educação básica. A pesquisa ocorreu no ano de 2014 no laboratório de química da Universidade Estadual de Roraima, durante as aulas da disciplina “A experimentação no Ensino de ciências”, com a participação de 08 estudantes, com formações nas áreas de química, física e pedagogia. A atividade consistiu na demonstração de dois experimentos, cujos conceitos abordados foram debatidos a partir dos conhecimentos prévios dos sujeitos. Após a atividade aplicou-se um questionário, com o qual comprovou-se a importância das aulas experimentais numa perspectiva de aprendizagem participativa e significativa. Os resultados obtidos demonstraram que grande parte do material foi considerado interessante e que o uso da experimentação é uma atividade importante para o processo ensino-aprendizagem.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
COSTA, Rita et al. AS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS / The conceptions of graduate students about the importance of experimentation in Science education. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 18, p. 298-307, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/213>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Relato de Experiência

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##