AS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS / The conceptions of graduate students about the importance of experimentation in Science education
Resumo
Este trabalho teve por objetivo investigar a concepção de estudantes da pós-graduação em ensino de ciências sobre o uso de experimentação com materiais alternativos, no intuito de colaborar com o ensino-aprendizagem na educação básica. A pesquisa ocorreu no ano de 2014 no laboratório de química da Universidade Estadual de Roraima, durante as aulas da disciplina “A experimentação no Ensino de ciências”, com a participação de 08 estudantes, com formações nas áreas de química, física e pedagogia. A atividade consistiu na demonstração de dois experimentos, cujos conceitos abordados foram debatidos a partir dos conhecimentos prévios dos sujeitos. Após a atividade aplicou-se um questionário, com o qual comprovou-se a importância das aulas experimentais numa perspectiva de aprendizagem participativa e significativa. Os resultados obtidos demonstraram que grande parte do material foi considerado interessante e que o uso da experimentação é uma atividade importante para o processo ensino-aprendizagem.