EDUCAÇÃO INFANTIL E OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM NO PARQUE MUNICIPAL GERMANO AUGUSTO SAMPAIO EM BOA VISTA/RR / Child Education and non-formal spaces

a learning perspective at Germano Augusto Sampaio Municipal Park in the city of Boa Vista/RR

  • Rosana Chaves
  • Adriana Vale
  • Arthur de Magalhães
  • Ivanise Rizzatti
  • Maria Jucileide Oliveira
  • Maria Rosângela Sousa

Resumo

Este artigo traz um recorte do projeto de pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima, que objetiva analisar as contribuições do Parque Municipal Germano Augusto Sampaio, enquanto Espaço não Formal de Educação e sua relação na construção de conceitos sobre ambiente aos estudantes da Educação Infantil. Neste aspecto, partimos do seguinte questionamento: de que maneira o Parque Municipal Germano Augusto Sampaio poderá potencializar o Ensino de Ciências na Educação Infantil? Para tanto, a pesquisa configurou-se em uma abordagem qualitativa, pesquisa em campo do tipo descritiva, indutiva e participante, tendo como sujeitos uma turma de 27 estudantes da Educação Infantil de uma Escola Municipal, localizada na Zona Oeste do município de Boa Vista- RR. Para tanto, a partir da pesquisa em questão, percebeu-se que, para promover a educação em ciência, é oportunizar as crianças o contato com temáticas que envolvem a problematização e a aproximação da realidade cotidiana, sendo assim, os espaços não formais oportunizaram o diálogo, a ampliação de vivências, experiências e novas aprendizagens ao estudantes da Educação Infantil.

Publicado
2017-05-09
Como Citar
CHAVES, Rosana et al. EDUCAÇÃO INFANTIL E OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM NO PARQUE MUNICIPAL GERMANO AUGUSTO SAMPAIO EM BOA VISTA/RR / Child Education and non-formal spaces. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 20, p. 89-97, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/250>. Acesso em: 13 dez. 2019.
Seção
Artigos