EXPERIMENTO ADAPTADO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DA RELAÇÃO SOLUBILIDADE VERSUS TEMPERATURA / Experiment adapted for visually disabled students: study of relation between solubility and temperature

  • Eudocha Carneiro
  • Vânia Teles
  • Régia de Lima
  • Ivanise Rizzatti
  • Felipe Vitoriano

Resumo

A experimentação se constitui como um importante recurso pedagógico que pode auxiliar na construção de conceitos químicos, entretanto, a inclusão de estudantes com deficiência visual nestas atividades torna-se um desafio que vem avançando ao longo do tempo. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi adaptar um experimento envolvendo conceitos de solubilidade e temperatura para estudantes deficientes visuais da rede pública estadual de ensino de Boa Vista/RR, utilizando o Termômetro Acessibilidade (TA) que visa auxiliar a experimentação no ensino de química para deficientes visuais e auditivos. Os resultados mostraram que o experimento adaptado auxiliou na compreensão dos conceitos, estimulou o uso dos sentidos tato, audição e memória, tornando o aluno ativo no processo ensino-aprendizagem, bem como despertou o interesse por outras aulas práticas.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
CARNEIRO, Eudocha et al. EXPERIMENTO ADAPTADO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DA RELAÇÃO SOLUBILIDADE VERSUS TEMPERATURA / Experiment adapted for visually disabled students: study of relation between solubility and temperature. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 18, p. 173-181, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/214>. Acesso em: 13 dez. 2019.
Seção
Artigos