Apresentação

Tem crescido nos últimos anos o interesse de pesquisadores de diferentes disciplinas das ciências humanas e sociais pela diversidade cultural e religiosa da Região Norte. Com a expansão e interiorização da universidade, novas fontes e novos questionamentos têm permitido explorar elementos que aprofundam e interrogam trabalhos clássicos, muito focados na força do catolicismo implantado na Amazônia durante as sucessivas levas de colonização do território. Este dossiê se propõe como um espaço para divulgação de trabalhos monográficos ou de reflexões teórico-metodológicas que explorem a relação entre as religiões/ religiosidades e as manifestações culturais no Norte do Brasil, estando aberto a artigos que partam da Geografia, História, Antropologia, Sociologia, Teologia e também de estudos desenvolvidos no campo das Letras e Artes. Nosso objetivo é aprofundar, na medida do possível, as relações existentes entre a pesquisa, as práticas e as representações sociais, o que significa apontar para a função social da ciência na conformação de uma sociedade mais democrática, onde diferentes manifestações do sagrado podem conviver legitima e pacificamente no espaço público.

Os textos estão divididos em quatro blocos: na entrevista uma importante pesquisadora do Daime nos apresenta uma instigante leitura acerca dos estudos sobre Ayahuasca na Amazônia e fora dela; entre os documentos buscamos apresentar textos que testemunham a ação da Igreja (em especial da Igreja Católica) em defesa das populações tradicionais na Amazônia; os artigos trazem um rico painel das pesquisas sobre religiões e religiosidades em curso na Região Norte. Não esgotam, obviamente o tema, mas apontam para os instigantes caminhos que vem sendo trilhados por estudantes e professores de universidades sediadas na Amazônia; a resenha apresenta ao público leitor o livros Os mascates da fé, um livro que nos fornece importantes subsídios para uma história social dos evangélicos no Brasil.

Agradecemos imensamente a colaboração dos autores e pareceristas que colaboram com esse número da Marupiara e desejamos a todos uma boa e instigante leitura.

 

Clarice Bianchezzi e Diego Omar da Silveira

Organizadores do dossiê

João Danúzio de Azevedo Filho

Editor-chefe

Publicado: 2019-05-02

Entrevista

Artigos

Resenhas