IGREJA CATÓLICA E EDUCAÇÃO POPULAR ATRAVÉS DO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE (MEB) NO MUNICIPIO DE PARINTINS NAS DÉCADAS DE 1970 A 1990

  • Euler Conceição Tavares Universidade do Estado do Amazonas
  • Monica Xavier de Medeiros Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este artigo tem como finalidade realizar uma abordagem das ações da Igreja Católica na educação e cultura popular, em especial, aos trabalhos desenvolvidos pelo Movimento de Educação de Base (MEB) no município de Parintins nas décadas de 1970 a 1990. Este movimento era voltado para a educação popular e foi fundado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em uma articulação política com o governo federal em 1961. No município de Parintins, o MEB foi implantado por Dom Arcângelo Cerqua, bispo da diocese, após ter conhecimento do projeto que já se desenvolvia no Nordeste. Na região Norte, além do município de Parintins abriram-se núcleos de educação popular nas cidades de Coari, Tefé e Santarém. Núcleos que tinham como objetivo evangelizar as populações rurais na Amazônia, alfabetizar e auxiliar na organização social, política e econômica. O MEB desenvolveu suas atividades através de escolas radiofônicas utilizando-se de emissoras de rádios pertencentes à Igreja Católica. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica e da História Oral, dando ênfase às entrevistas realizadas com duas pessoas que trabalharam como coordenadores e monitores do MEB no período estudado.

Publicado
2019-04-17
Como Citar
TAVARES, Euler Conceição; MEDEIROS, Monica Xavier de. IGREJA CATÓLICA E EDUCAÇÃO POPULAR ATRAVÉS DO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE (MEB) NO MUNICIPIO DE PARINTINS NAS DÉCADAS DE 1970 A 1990. Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA, [S.l.], n. 3, p. 59-75, abr. 2019. ISSN 2527-0753. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/1446>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos