As ORIGENS DE UMA CASA DE CURA DO DAIME

O PRONTO SOCORRO ESPIRITUAL RAIMUNDO IRINEU SERRA

  • Julia Lobato Pinto de Moura Universidade Federal do Acre

Resumo

Este artigo irá discutir como surgiu o Centro Pronto Socorro Espiritual Raimundo Irineu Serra (CEPSERIS), que se localiza na zona rural de Rio Branco, Acre, e que além de ser mais um centro zelador dos ensinamentos deixados por Raimundo Irineu Serra, tem a especificidade de estar prontamente disposto a atender, através do uso do Daime em trabalhos de cura, os doentes e dependentes químicos que a casa procurarem. Através de uma pesquisa bibliográfica e das narrativas de antigos seguidores é possível contar um pouco da história de Wilson Carneiro de Souza, de como ele recebeu do fundador da doutrina, na década de 1960, a função de amparar os doentes. A partir da vivência de oito anos com
o grupo situado na Vila Carneiro propomos uma interpretação sobre como esta missão foi ao longo do tempo sendo ressignificada e intensificada por seus familiares Situamos também como anda o debate sobre a regulamentação do uso terapêutico da ayahuasca, procurando descrever a posição do “Pronto Socorro” como instituição religiosa, mas que também realiza um trabalho terapêutico com o uso da bebida. Esperamos contribuir apresentando experiências e narrativas sobre este centro do Daime, que é parte da história de expansão do consumo da ayahuasca e da doutrina deixada por Irineu Serra, e é uma referência para outros centros em várias partes do país.

Publicado
2019-04-26
Como Citar
MOURA, Julia Lobato Pinto de. As ORIGENS DE UMA CASA DE CURA DO DAIME. Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA, [S.l.], n. 3, p. 171-193, abr. 2019. ISSN 2527-0753. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/1454>. Acesso em: 06 dez. 2019.
Edição
Seção
Artigos