PROJETO ASSISTÊNCIA À DOCÊNCIA: POSSIBILITANDO DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E CRIANDO UMA NOVA PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO
Resumo
O presente artigo tem como objetivo evidenciar uma experiência intercultural de um processo de ensino e de aprendizagem ocorrida numa escola indígena Kanata T-Ykua, da etnia Kambeba, situada na zona ribeirinha de Manaus, às margens do rio Cueiras, na aldeia indígena Três Unidos. Neste relato narrarei minha jornada nessa escola como Assistente a Docente e os desafios da interculturalidade numa escola indígena diferenciada. A escola, como espaço político-pedagógico e reflexo de uma sociedade diversa e complexa, tem o papel de ser o ponto de encontro entre os diferentes contextos e conceitos existentes. Partindo de um diálogo transdisciplinar e solidário, criar novos caminhos que respeitem a vida em toda sua complexidade. Nesse sentido, este trabalho traz experiências e reflexões desenvolvidas em um contexto intercultural, apresentando também como ocorre a troca de saberes entre os assistentes a docentes e a dinâmica desenvolvida no LEPETE a partir da interdisciplinaridade.