PROJETO ASSISTÊNCIA À DOCÊNCIA: POSSIBILITANDO DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E CRIANDO UMA NOVA PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO

  • Ingrid Aparecida Castelo Alencar
  • Jediã Ferreira Lima
  • Lucilene Pacheco Santos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo evidenciar uma experiência intercultural de um processo de ensino e de aprendizagem ocorrida numa escola indígena Kanata T-Ykua, da etnia Kambeba,  situada na zona ribeirinha de Manaus, às margens do rio Cueiras, na aldeia indígena Três Unidos. Neste relato narrarei minha jornada nessa escola como Assistente a Docente e os desafios da interculturalidade numa escola indígena diferenciada. A escola, como espaço político-pedagógico e reflexo de uma sociedade diversa e complexa, tem o papel de ser o ponto de encontro entre os diferentes contextos e conceitos existentes. Partindo de um diálogo transdisciplinar e solidário, criar novos caminhos que respeitem a vida em toda sua complexidade. Nesse sentido, este trabalho traz experiências e reflexões desenvolvidas em um contexto intercultural, apresentando também como ocorre a troca de saberes entre os assistentes a docentes e a dinâmica desenvolvida no LEPETE a partir da interdisciplinaridade. 

Publicado
2022-04-01
Como Citar
CASTELO ALENCAR, Ingrid Aparecida; LIMA, Jediã Ferreira; SANTOS, Lucilene Pacheco. PROJETO ASSISTÊNCIA À DOCÊNCIA: POSSIBILITANDO DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E CRIANDO UMA NOVA PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO. Extensão em Revista, [S.l.], n. 10, p. 105-123, abr. 2022. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/2528>. Acesso em: 26 abr. 2024.