VIVÊNCIAS EDUCATIVAS NA ESCOLA MUNICIPAL AMBIENTALISTA CHICO MENDES: INTERDISCIPLINARIDADE E EXPERIÊNCIAS RESSIGNIFICATIVAS EM UM CONTEXTO RURAL RODOVIÁRIO

  • Beatriz Ferreira Santiago
  • Laura Rayssa Miranda Viana
  • Lucilene Pacheco Santos
  • Maria do Perpetuo Socorro Sotero da Silva

Resumo

O presente relato tem como finalidade apresentar em forma de narrativa as experiências vivenciadas em sala de aula de duas discentes de licenciaturas em Pedagogia e Letras, ambas pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA. As práticas foram realizadas nas turmas de 2° e 3° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Ambientalista Chico Mendes, que se localiza em área rural de Manaus por meio do Projeto Oficinas de Formação em Serviço (OFS) e Assistência à Docência realizado pelo Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação – Lepete. Trata-se, portanto, de uma reflexão acerca de nossas experiências atuando em sala de aula, sustentada teoricamente por uma perspectiva interdisciplinar do e no processo de ensino de aprendizagem. A interdisciplinaridade está relacionada a processos de integração entre diferentes saberes e é crucial para a eficácia do trabalho em sala de aula. Por isso, este trabalho busca apresentar, baseando-se nos pressupostos teóricos de Piaget (1973), sobre a interdisciplinaridade, relatos de experiência que enfatizam a importância e eficiência do trabalho interdisciplinar no processo de ensino e aprendizagem.

Publicado
2022-04-01
Como Citar
SANTIAGO, Beatriz Ferreira et al. VIVÊNCIAS EDUCATIVAS NA ESCOLA MUNICIPAL AMBIENTALISTA CHICO MENDES: INTERDISCIPLINARIDADE E EXPERIÊNCIAS RESSIGNIFICATIVAS EM UM CONTEXTO RURAL RODOVIÁRIO. Extensão em Revista, [S.l.], n. 10, p. 67-76, abr. 2022. ISSN 2525-5347. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/2525>. Acesso em: 29 jun. 2022.