O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

EXTENSÃO EM REVISTA

Nosso foco é divulgar as ações de Extensão, é mostrar como os docentes e discentes estão envolvidos nas ações, quais são os seus trabalhos. Obviamente, a divulgação, publicação dos trabalhos é a comunicação do conhecimento apreendido e produzido. A socialização das ações extensionistas servirá também como oportunidade para avaliação, reflexão e validação das metodologias empregadas, para a formação de novos quadros.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Os artigos devem ser preferencialmente originais e inéditos. Os quais possuam textos que descrevam e/ou discutam experiências desenvolvidas nas áreas temáticas da extensão universitária: comunicação, cultura, direitos humanos, justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e trabalho.

Os textos devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 6023/2002 (referências), NBR 10520/2002 (citações) e 6022/2003 (artigo em publicação periódica); Os textos escritos em Português devem estar adequados ao Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

FORMATAÇÃO ARTIGOS

  • Os artigos devem ter entre 3 mil e 5 mil palavras (tamanho A4, Fonte Times New Roman 12, entrelinha 1,5 com margens de 2 cm), incluídos título, resumo (com aproximadamente 250 palavras), abstract, palavras-chave, keywords, texto completo e referências.
  • Os textos submetidos deverão ser elaborados no Word e possuir formato DOC;
  • O conteúdo apresentado nos artigos e relatos de experiência é de total responsabilidade de seus autores.

TIPOS DE TRABALHO

Os textos completos para a Revista de Extensão da UEA podem ser:

  • Artigos Científicos: Textos inéditos resultantes de pesquisa (bibliográfica, documental, experimental, etc.), com todas as seções como conhecemos no meio acadêmico, isto é, Resumo, Abstract, Introdução, Desenvolvimento, Metodologia, Resultados, Considerações Finais - máximo 20 laudas.
  • Relato de Experiência: Texto inédito que apresente como foram desenvolvidas as atividades, quais e como as pessoas foram envolvidas; quais foram os resultados ou benefícios para comunidade. Se houve alguma avaliação feita pela comunidade, das atividades realizadas ou algo assim, também pode inserir. Os trabalhos na modalidade relato de experiência devem conter no mínimo 5 páginas e no máximo 10, devendo realizar um diálogo com pelo menos um autor que discuta a temática abordada - máximo 15 laudas.
  • Ensaios: Textos inéditos, de caráter opinativo, que desenvolvam de forma discursiva e reflexiva temas conceituais e metodológicos relacionados à extensão universitária - máximo 20 laudas.
  • Resenhas: Apreciações críticas ou informativas de livros, dissertações, teses e mídias relevantes para a Extensão, publicados nos últimos 5 anos e que sirvam para orientar os leitores sobre as suas características e os seus usos potenciais – máximo 3 laudas.
  • Entrevista: Colóquio entre duas ou mais pessoas que sirva para divulgar ou elucidar atos, ideias, planos, etc.
  • Temas de Atualidades: Ponto escolhido para melhor destacar assunto ou questão de atualidade.

QUANTIDADE DE AUTORES

Sobre o número de autores para cada trabalho sugerimos que seja até seis (6). Caso tenham mais pessoas e instituições contribuintes para o desenvolvimento do trabalho, elas deverão ser incluídas na seção Agradecimentos.

A revista recebe colaborações de extensionistas alunos, professores e técnicos administrativos. Para os alunos é obrigatória a autoria compartilhada com professores ou técnicos administrativos que possuam, no mínimo, nível superior completo. São permitidos trabalhos com até 5 coautores além do autor principal.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Prof. Isaque dos Santos Sousa

Coordenador de Extensão e Editor Responsável pela Extensão em Revista Periódico da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários/PROEX