O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O documento principal não deve ter identificação dos autores (anônimo), com configuração obrigatória das páginas em papel A4 (210x297mm) e margens de 2,5 cm em todos os lados, fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5 pt entre linhas, parágrafos com recuo de 1,25 cm na primeira linha.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/about/submissions, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

 A Extensão em Revista recebe manuscritos nos idiomas nativos dos autores, seja em português, inglês ou espanhol, e os publica no idioma original e em inglês. A abreviatura de seu título é Exten. R., conforme as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e Ext Rev conforme o NLM/NCBI Catalog (Title Abbreviation, https://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog), usado para as normas de Vancouver, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, legendas e referências bibliográficas.

 Os trabalhos deverão ser submetidos pelo link: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/login. Como parte do processo de submissão, todos autores deveme realizar o cadastro na revista.

 

Categoria de manuscritos

Artigo original: Pesquisas originais e inéditas, desenvolvidas por meio da aplicação de métodos científicos de investigação com ênfase nas atividades de extensão universitária. Deverá conter: Introdução/Considerações Iniciais, Método, Resultados, Discussão, Conclusão/Considerações Finais, e Referências. Esta categoria limita-se a 20 páginas (excluindo o resumo, descritores, quadros, figuras e referências) e no máximo oito autores. Casos excepcionais de maior número de autores, em estudos multicêntricos, poderão ser aprovados. Seguir as recomendações das diretrizes de relatório da Enhancing the QUAlity and Transparency of Health Research (EQUATOR) Network que sejam aplicáveis é obrigatório. Deve ter no máximo 100 referências.

Revisão de literatura: Serão aceitas Revisões Integrativas, Sistemáticas, de Escopo e, excepcionalmente, narrativa. Compreende avaliação crítica e síntese da literatura sobre temas relevantes e relacionados ao escopo da revista. Deverá conter Introdução, Método, Resultados, Discussão, Conclusão e, Referências. Sua extensão deve limitar-se a 20 páginas (excluindo o resumo, descritores, quadros, figuras e referências) e no máximo oito autores. Não há número máximo de referências nesta categoria de manuscrito.

Reflexão/Ensaio: Textos inéditos de caráter opinativo, que desenvolvam de forma discursiva e reflexiva temas conceituais e metodológicos relacionados à extensão universitária. Deverá conter: Considerações Iniciais, Esboço de Método, A reflexão, Considerações Finais, e Referências. O texto deve limitar-se a 20 referências e ter no máximo de quatro autores. Esta categoria limita-se a 20 páginas (incluindo referências, se houver).

Relato de experiência: Texto inédito que apresente como foram desenvolvidas as atividades nas quais as pessoas foram envolvidas, e quais foram os resultados ou benefícios para comunidade. Deverá conter: Considerações Iniciais, Método descritivo da experiência, Apresentação da experiência, Discussão, Considerações Finais, e Referências. Esta categoria está limitada a 15 páginas (excluindo o resumo, descritores, quadros, figuras e referências) e até oito autores.

Resenha: Espaço que visa despertar o leitor para uma determinada obra por meio de uma análise crítica do conteúdo e da contribuição do livro para a área de Extensão. As resenhas devem ser feitas de obras com até dois anos de publicação. Esta categoria limita-se a quatro páginas e a dois autores. Cabe destacar que nesta seção a escrita pode ser livre de referências, entretanto, ao apresentá-la, estará limitada a cinco referências.

In memoriam: Esta categoria destina-se a homenagear uma personalidade falecida que tenha contribuído para na área da Extensão, no sentido de socializar com a comunidade acadêmica o rito de passagem. Esta categoria limita-se a no máximo três páginas e dois autores.

Entrevista: Espaço destinado à entrevista de autoridades, especialistas ou pesquisadores, a convite do Conselho Diretor da Extensão em Revista. Sua extensão limita-se a 10 páginas.

Carta ao editor: Esta categoria destina-se a correspondência dirigida ao editor sobre manuscrito publicado na Extensão em Revista. Limita-se a duas páginas.

Resposta do autor: Categoria que permite aos autores responderem a questionamentos da carta ao editor. As respostas devem ser limitadas a 500 palavras, e podendo ser incluídas até cinco referências. A autoria da resposta é exclusivamente para o autor principal.

Editorial: de responsabilidade do Conselho Diretor da Revista, que convidará autoridades para escrevê-lo acerca de temas do interesse da Extensão em Revista. Limite máximo de três páginas com até cinco referências.

 

Preparo do manuscrito

Os manuscritos somente serão aceitos para avaliação se estiverem de acordo com o modelo proposto para declaração de responsabilidade, de conflito de interesse e de transferência de direitos autorais, página de título e documento principal anonimizado), e preparados segundo as instruções abaixo.

 

DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E DIREITOS AUTORAIS

TEMPLATE DE PREPARAÇÃO DO MANUSCRITO

 

Página de título

 A página de título deve conter as informações conforme o TEMPLATE DE PÁGINA DE TÍTULO, que é de uso obrigatório:

Título do artigo: até 15 palavras, no idioma do manuscrito. Não devem ser usadas abreviaturas no título e subtítulos. Recomenda-se que o título seja composto utilizando pelo menos três palavras-chave.

Autoria: nome completo dos autores. A Extensão em Revista segue os critérios de autoria do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE). Desse modo, autores devem atender os critérios abaixo:

Critérios: (1) Contribuições substanciais na concepção do estudo E/OU na aquisição, análise e/ou interpretação dos dados do estudo, (2) Construção do manuscrito E/OU revisão crítica sobre conteúdo intelectual importante, (3) Aprovação final da versão que será publicada e (4) Concordância em ser responsável por todos os aspectos do estudo, garantindo que questões relacionadas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam adequadamente investigadas e resolvidas.

Afiliação: deve, necessariamente, conter as seguintes informações: universidade (ou outra instituição, se houver, preferencialmente em até três níveis), cidade/estado, país e ORCID iD e e-mail.

Contribuição dos autores: As iniciais dos autores devem ser inseridas em cada uma das etapas do estudo, conforme exemplificado abaixo:

Concepção do estudo: ABC, CBA

Coleta de dados: ABC

Análise dos dados: ABC, CBA

Redação do manuscrito: ABC, CBA

Revisão crítica para conteúdo intelectual importante: ABC, CBA

 

Outros tipos de contribuição devem ser citados nos AGRADECIMENTOS (pessoas que contribuíram de algum modo, mas não se enquadram nos padrões de autoria) ou em FINANCIAMENTO (Informar a instituição de fomento, tipo de bolsa ou outro tipo de financiamento e, se existir, número de registro do fomento).

Autor correspondente: nome completo, endereço do e-mail e foto.

 

Documento Principal

O documento principal não deve ter identificação dos autores (anônimo). Enviado em arquivo do Microsoft Office Word (extensão de arquivo .doc ou .docx), com configuração obrigatória das páginas em papel A4 (210x297mm) e margens de 2,5 cm em todos os lados, fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5 pt entre linhas, parágrafos com recuo de 1,25 cm na primeira linha conforme o TEMPLATE DE PREPARAÇÃO DO MANUSCRITO

  • Título: tal como apresentado na página de título.
  • Resumo: limitado a 200 palavras nos três idiomas. Deverá estar estruturado em Objetivo(s), Método, Resultados e Conclusões ou Considerações Finais. Excepcionalmente, nas categorias In memoriam e Resenha, o resumo deve ser limitado a 100 palavras, e não estruturado.
  • Palavras-chave: devem ser inseridos logo abaixo do resumo. Incluir no mínimo cinco e no máximo oito descritores, nos três idiomas (português, inglês e espanhol).

Não devem ser usadas abreviaturas no título e subtítulos do manuscrito e no resumo. Para tabelas e figuras com abreviações, é obrigatório inserir em nota de rodapé da tabela ou figura. No texto, usar somente abreviações padronizadas. Na primeira citação, a abreviatura é apresentada entre parênteses após o termo por extenso.

itálico será aplicado somente para palavras em idioma diferente do texto vernáculo. Para destacar termos ou expressões relevantes para o objeto do estudo, favor usar negrito. Nas citações diretas de autores: Com até três linhas, usar aspas e inseri-las na sequência normal do texto, e no caso de verbatins (fala de depoentes), destacá-las em novo parágrafo, sem aspas, fonte Arial tamanho 11, espaçamento simples entre as linhas e recuo de 3 cm da margem esquerda. Nas citações diretas de autores com mais de três linhas, destacá-las em novo parágrafo, sem aspas, tamanho 11, espaçamento simples entre as linhas, sem itálico e recuo de 3 cm da margem esquerda. Considerando as características da norma Vancouver, recomenda-se evitar as citações diretas, dando preferência às citações indiretas.

As citações de autores no texto devem ser numeradas de forma consecutiva, na ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto, conforme o estilo Vancouver (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/. Devem ser utilizados números arábicos e sobrescritos, sem espaço após a pontuação da frase ou parágrafo [Exemplo: cuidado.5]. Quando se tratar de citações sequenciais, os números serão separados por um traço, demonstrando ser um intervalo numérico [Exemplo: cuidado.1-5.]. Quando intercaladas, separados por vírgula [Exemplo: cuidado.1,3,5], e quando forem citações diretas, incluir o número da página citada Exemplo: cuidado.1:26].

As notas de rodapé deverão ser restritas ao máximo de cinco. Apêndices e anexos serão desconsiderados.

Tabelas, quadros e figuras como fotografias, desenhos, gráficos, entre outros, devem ser apresentados no corpo do manuscrito e numerados consecutivamente, com algarismos arábicos, na ordem em que forem inseridas no texto, não podendo ultrapassar o número de cinco. As ilustrações devem ser enviadas em seus arquivos editáveis originais dos programas de origem, ou exportados vetorizados nos formatos EPS ou PDF. Tabelas, quadros e figuras devem ter, obrigatoriamente, título. Para figuras, o título deve ser localizado abaixo da figura, e para tabelas e quadros o título deve ser localizado acima da tabela ou quadro. As tabelas e os quadros devem ser padronizados conforme recomendações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

 

As ilustrações (figuras, fotografias ou imagens) em qualquer categoria devem ter alta resolução que permita a sua publicação em tamanho que ocupe um quarto de uma página de tamanho A4.

 

Em relação às referências: a Extensão em Revista adota os "Requisitos Uniformes para Manuscritos Submetidos a Revistas Biomédicas" publicado pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas, estilo Vancouver, disponível em: http://www.icmje.org (salvo casos específicos, descritos abaixo).

 

Incluir como disponibilidade de acesso eletrônico o DOI em todas as referências de forma a garantir um link permanente para o artigo eletrônico. Para artigos ou textos publicados na internet que não contenham o DOI, indicar o endereço da URL completa, bem como a data de acesso em que foi consultada.

- A formatação da lista de referências deve adotar espaço 1,0, e 0,6 depois. Tamanho de fonte 10, alinhamento justificado, sem parágrafo, recuo ou deslocamento das margens. 

- Preferencialmente, pelo menos 70% das referências devem ser dos últimos cinco anos.

- Preferencialmente, pelo menos 70% das referências devem ser de periódicos científicos.

- No texto devem ser numeradas, de forma consecutiva e de acordo com a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez. As referências devem ser listadas na mesma ordem de citação no texto, ignorando a ordem alfabética de autores.

- Devem ser identificadas no texto por números arábicos entre parênteses e sobrescritos, sem a menção aos autores, exceto quando estritamente necessária à construção da frase. Nesse caso, além do nome (sem o ano), deve aparecer o número correspondente.

- Ao fazer a citação sequencial de autores, separe-as por um traço. Ex: 4,5,6 e 7 substituir por 4-7; quando intercalados utilize vírgula Ex:(6,8,12). Quando a sequência for de apenas dois números, utilizar vírgula - Exemplo: 5,6.

- Constar o nome dos seis primeiros autores e só depois utilizar a expressão “et al.”.

- A exatidão das referências é de responsabilidade do(s) autor(es) e devem ser descritas em estilo Vancouver.

- Os títulos dos periódicos devem estar abreviados e de acordo com NLM (Title Abbreviation - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog).

 

Seguem abaixo alguns exemplos de referências, adaptadas para a Extensão em Revista:

Artigos com o identificador DOI

Carvalho BJ, Padilha IM, Borenstein SM, Carlos DJD. O cotidiano dos estudantes de um curso de graduação em Enfermagem (1969-1975). Hist Enferm Rev Eletr. 2021;12(1):21-30. https://doi.org/10.51234/here.21.v12n1.a2.

Artigos Eletrônicos (sem doi)

Matos DON, Souza RS, Alves SM. Inclusão da disciplina de primeiros socorros para alunos do ensino básico. Rev Interdiscip [Internet]. 2016 [citado 12 ago. 2020];9(3):168-78. Disponível em: https://revistainterdisciplinar.uninovafapi.edu.br/index.php/revinter/article/view/923.

Artigo científico com até 6 autores

Petitti DB, Crooks VC, Buckwalter JG, Chiu V. Blood pressure levels before dementia. Arch Neurol. 2005;62(1):112-6. https://doi.org/10.1001/archneur.62.1.112.

Artigo científico com mais de 6 autores

Hallal AH, Amortegui JD, Jeroukhimov IM, Casillas J, Schulman CI, Manning RJ, et al. Magnetic resonance cholangiopancreatography accurately detects common bile duct stones in resolving gallstone pancreatitis. J Am Coll Surg. 2005;200(6):869-75.https://doi.org/10.1016/j.jamcollsurg.2005.02.028.

Livro

Jenkins PF. Making sense of the chest x-ray: a hands-on guide. New York: Oxford University Press; 2005. 194 p.

Livro na internet

Higgins JP, Green S, editors. Cochrane handbook for systematic reviews of interventions [Internet]. Version 4.2.6. Chichester (UK): John Wiley; 2006 [cited 2018 Oct 15]. 257 p. Available from: http://www.cochrane.org/resources/handbook/handbook.pdf.

Artigo científico com errata

Scuderi A, Letsou A. Amnioserosa is required for dorsal closure in Drosophila. Dev Dyn. 2005 Mar;232(3):791-800. https://doi.org/10.1002/dvdy.20306. Erratum in: Dev Dyn. 2005 May;233(1):249.

Livro com até 6 autores:

Jenkins PF. Making sense of the chest x-ray: a hands-on guide. New York: Oxford University Press; 2005. 194 p

Livro com mais de 6 autores

Iverson C, Flanagin A, Fontanarosa PB, Glass RM, Glitman P, Lantz JC, et al. American Medical Association manual of style. 9th ed. Baltimore (MD): Williams & Wilkins; c1998. 660 p.

Dissertação e teses

Nóbrega MFB. Processo de Trabalho em Enfermagem na Dimensão do Gerenciamento do Cuidado em um Hospital Público de Ensino [dissertação]. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará; 2006. 161 p.

Bernardino E. Mudança do Modelo Gerencial em um Hospital de Ensino: a reconstrução da prática de enfermagem [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem; 2007. 178 p.

Kasper E. O ensino de saúde pública prepara adequadamente o profissional da saúde? [tese]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2006 [citado 05 fev. 2018]. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/10853.

Artigo de jornal de notícias

Gaul G. When geography influences treatment options. Washington Post (Maryland Ed.). 2005 Jul 24; Sect. A:12 (col. 1).

Artigo de jornal de notícias com organização como autor

Associated Press. Mumps outbreak spreading in Midwest. Richmond Times-Dispatch. 2006 Apr 20; Sect. A:3 (col. 1).

Publicações oficiais

Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional de Saúde. Resolução no 573 de 31 de janeiro de 2018. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em enfermagem [Internet]. 2018 [citado 20 jan.  2025]. Disponível em:  http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/48743098/do1-2018-11-06-resolucao-n-573-de-31-de.

Organização Pan-Americana de Saúde. Resposta da representação da OPAS/OMS no Brasil para a epidemia do vírus da Zika e suas consequências [Internet]. Brasília, DF: OPAS; 2016 [citado 30 maio 2016]. Disponível em: https://www.paho.org/bra/images/stories/SalaZika/boletim%20quinzenal%2015%20zika%20-%20opas.pdf?ua=1.

 

Guias de publicação e registros prévios

Extensão em Revista apoia as Políticas para Registro de Ensaios Clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), reconhecendo a importância dessas iniciativas para o registro e divulgação internacional de informações sobre estudos clínicos em acesso aberto. Sendo assim, somente serão aceitos para publicação os manuscritos de pesquisas clínicas que tenham recebido um número de identificação em um dos Registros de Ensaios Clínicos validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE, e cujos endereços estão disponíveis no site do ICMJE. O número de identificação deverá ser registrado ao final do resumo

Extensão em Revista defende as iniciativas destinadas ao aperfeiçoamento da apresentação dos resultados de estudos científicos por meio do incentivo à utilização de guias internacionais pelos autores na preparação dos artigos de ensaios clínicos randomizados, revisões sistemáticas, metanálises, estudos observacionais em epidemiologia e estudos qualitativos. Os guias internacionais são compostos por check list e fluxogramas publicados em declarações internacionais. Seu uso na preparação do manuscrito pode aumentar o potencial de publicação e, uma vez publicado, aumentar a utilização da referência em pesquisas posteriores.

 

Estudos/Ensaios

Guias Internacionais

Ensaio clínico randomizado

CONSORT

Revisões sistemáticas e metanálises

PRISMA

Estudos observacionais em epidemiologia

STROBE

Estudos qualitativos

COREQ

Estudos de Melhoria da Qualidade

SQUIRE 2.0

Protocolo de Revisão Sistemática e de Escopo

https://www.crd.york.ac.uk/prospero/

 

Estudos de tradução e validação de instrumentos - Nas versões em inglês e em espanhol, os estudos de tradução e validação de instrumentos devem preservar os itens do instrumento em português, idioma em que o estudo foi realizado.

 

Política de avaliação de artigos

revista recebe contribuições em fluxo contínuo. Para qualquer seção, somente serão aceitos manuscritos encaminhados pelo sistema de submissão eletrônica (https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/about/submissions).

A avaliação dos manuscritos tem duas dimensões, uma administrativa e outra de editoração científica propriamente dita.

Na tramitação administrativa, o manuscrito submetido é verificado pela equipe editorial quanto ao atendimento às normas.

  • Em caso negativo, o material é devolvido para os autores para as adequações e a submissão não é completada.
  • Em caso afirmativo, o manuscrito passa para avaliação dos editores científicos, e inicia-se um processo de análise para verificação se o manuscrito atende ao escopo da revista e aos requisitos de uma produção científica. Em caso negativo para um desses itens, o manuscrito é recusado sumariamente.

 

Editoração científica: Caso seja julgado em conformidade, os editores científicos delegam a avaliação do manuscrito por avaliadores ad hoc para emitirem parecer. A Extensão em Revista adota o modelo de avaliação (blind peer review/duplo anônimo), que é constituído por dois ou mais árbitros designados para realizar a revisão do manuscrito de forma anônima, tanto dos autores em relação aos avaliadores quando dos avaliadores em relação aos autores.

Os critérios para a avaliação dos manuscritos consideram a relevância social do tema, originalidade da contribuição para as áreas temáticas da Extensão (Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, e Trabalho), clareza do objetivo, adequação metodológica ao estudo proposto, pertinência das referências bibliográficas, adequação da estrutura do texto, e clareza e cientificidade na escrita do texto.

O parecer com base na avaliação o manuscrito pode ser: 1- Aceito; 2- Correções menores; 3- Correções maiores; 4- Ressubmeter; 5- Rejeitado; e 6- Submeter a outra revista (não atende ao escopo). Os pareceres emitidos pelos avaliadores são apreciados pelos Editores científicos e pelo Editor-chefe, que envia o parecer aos autores. Os autores precisam atender aos prazos dados pela revista, sob o risco de ter o seu manuscrito arquivado.

 

Integridade científica, retratação e correção

Seja qual for o tipo de manuscrito que esteja enviando, lembre-se de que a linguagem utilizada é importante. Temos o compromisso de promover a equidade em todo o nosso programa de publicação e acreditamos que o uso da linguagem é uma maneira simples e poderosa de garantir que as comunidades que atendemos se sintam bem-vindas, respeitadas, seguras e capazes de se envolver totalmente com o processo de publicação e com o conteúdo publicado. Considerações sobre a linguagem inclusiva são especialmente importantes ao discutir tópicos como idade, aparência, deficiência, etnia, gênero, identidade de gênero, raça, religião, orientação sexual, status socioeconômico, status de emigração, peso e linguagem não sexista.

Extensão em Revista segue o Código de Conduta e Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Jornais e os fluxogramas do Committee on Publication Ethics (COPE) (https://publicationethics.org/) para tomar as devidas condutas editoriais nos casos de plágio, autoplágio, fabricação de dados, publicação redundante, com conflitos de interesse não divulgados e eventuais críticas pós-publicação que podem levar a correção ou retratação. Tais práticas podem ser identificadas durante o processo de revisão ou mesmo após a publicação. Os autores devem atender às normas de boa conduta e integridade científica prevista nestas diretrizes e os avaliadores ad hoc são orientados a manterem-se atentos a possíveis más condutas dos autores.

Extensão em Revista exige o cumprimento das normas previstas nas resoluções do Conselho Nacional de Saúde (466/2012510/2016580/2018 e quaisquer outras que se apliquem) no tocante às pesquisas envolvendo seres humanos realizadas no Brasil. Nos casos de pesquisas envolvendo seres humanos realizadas em outros países, a Extensão em Revista exige o cumprimento das normas previstas na Declaração de Helsinki (https://www.wma.net/policies-post/wma-declaration-of-helsinki/) ou equivalentes locais.

 

Conflitos de interesses

Todos os conflitos de interesses, caso existam, devem ser declarados na submissão do manuscrito e apresentados na página de título. Fontes potenciais de conflito de interesse incluem, mas não estão limitadas a patentes, propriedade de ações de empresas envolvidas direta ou indiretamente na pesquisa, participação em um conselho de administração de uma empresa envolvida direta ou indiretamente na pesquisa, participação em um conselho consultivo ou comitê de uma empresa envolvida direta ou indiretamente na pesquisa e consultoria ou recebimento de honorários de palestrante de uma empresa envolvida direta ou indiretamente na pesquisa. A existência de conflitos de interesses não impede a publicação, desde que sejam devidamente declarados.

 

Política antiplágio

Os artigos submetidos à Extensão em Revista serão verificados por software para identificação de plágio e autoplágio antes da avaliação, ou a qualquer momento durante o processo editorial. Deve ser garantida a originalidade dos manuscritos e, caso utilizem artigos de outros autores, estes devem ser devidamente citados. Praticar plágio ou autoplágio, em todas as suas formas, é inadmissível. Desta forma, é possível que os autores recebam eventuais questionamentos, e caso o plágio seja realmente comprovado, o manuscrito será devolvido ao autor.

 

Pagamento de taxas

Extensão em Revista cobra taxa de editoração, que deverá ser paga apenas após o aceite do manuscrito para publicação, no valor de R$ 500,00. O pagamento deverá ser realizado via PIX ou transferência bancária para a conta da revista, conforme instruções disponibilizadas na carta de aceite. O comprovante de pagamento deverá ser anexado à plataforma seguindo as orientações específicas desta etapa.

Pix- (e-mail: extensaoemrevista@uea.edu.br

OU

Conta Ext em Revista
Banco do Brasil
Ag: 5927-7 
Cc: 8865-X

 

Revisão técnica de língua portuguesa e tradução dos resumos (inglês e espanhol), e do manuscrito para o inglês

Quando o manuscrito for aceito, o autor será informado, via sistema sobre a próxima etapa, ou seja:

  • Início do processo de produção editorial, quando será feita a padronização de estilo e normalização.

Concluída esta etapa, o autor receberá um e-mail do escritório editorial (extensaoemrevista@uea.edu.br) com instruções sobre:

  • Tradutores e revisores certificados pela Extensão em Revista relacionados neste documento;
  • Os documentos a serem enviados no template final (disponibilizado apenas pelo escritório).

A devolutiva do manuscrito nas versões traduzidas, revisadas e certificadas deverão ser anexados via sistema OJS no prazo de até 25 dias corridos. Este prazo não sendo atendido e/ou a não conformidade com o modelo (template final enviado pelo escritório) ocasionará o arquivamento do manuscrito.

Nesta oportunidade, verifique cuidadosamente o envio do manuscrito de acordo com o template final (nome dos autores, instituição, ORCID, ordem de autoria etc.).

 

Condições gerais da Submissão

A submissão dos documentos para avaliação é feita via Open Journal System no site http://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/about/submissions

 

  1. Todos os autores deverão ser cadastrados na página da Revista e incluídos no campo “Lista de Contribuidores”;
  2. Os metadados de todos os autores (e não só do autor de submissão/correspondente) devem ser completamente preenchidos: nome completo e por extenso, URL do Lattes (autores nacionais), ORCID ID (de todos os autores), nome da instituição de origem/afiliação (preferencialmente em até três níveis), cidade/estado e país, e-mail e síntese da biografia (categoria profissional e maior titulação);
  3. Uma vez submetido o manuscrito, não é permitida a inclusão/modificação de autores, sobretudo após decisão da comissão editorial sobre a avaliação;
  4. Durante a submissão, deve-se enviar como documento principal o arquivo em Word com o texto do artigo e com documentos suplementares tais como:
  1. Página de identificação em Word (Folha de rosto);
  2. Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais, elaborada conforme modelo disponível na página web da revista, em PDF;
  3. Declaração de Conflito de Interesses, elaborada conforme modelo, em PDF;
  4. Cópia do Parecer do Comitê de Ética nos casos em que a pesquisa envolver seres humanos, em PDF;

 

Obs. 1: manter a ordem de autoria da página de título, na submissão do manuscrito.

Obs. 2: Preferível que as assinaturas sejam realizadas digitalmente via gov.br ou assinaturas institucionais credenciadas, quando os autores forem do Brasil. Na impossibilidade, imprimir, assinar e devolver digitalizado.