ASSISTÊNCIA À DOCÊNCIA: DA TRAJETÓRIA ACADÊMICA ÀS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MANAUS/AM

  • Ananda Larise Colares Menezes
  • Paulo Henrique Medeiros Guerreiro
  • Yasmin Samara Trindade dos Santos
  • Maria do Perpetuo Socorro Sotero da Silva
  • Maria Quitéria Afonso Menezes

Resumo

O projeto Assistência à Docência (AD) proporciona a alunos dos cursos de licenciatura e pedagogia vastas experiências em prática pedagógica; relacionado ao projeto Oficina de Formação em Serviço (OFS), o projeto é uma referência na qualificação de professores em formação inicial. O presente trabalho visa partilhar vivências em sala de aula em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Manaus. Relata as trajetórias de três universitários no processo de ingressar na faculdade através dos processos seletivos e a forma que cada um adentrou no projeto AD, as experiências dos assistentes em sala, as atividades realizadas e a forma que foi apresentada para os alunos. E, por fim, compartilha a visão dos assistentes sobre esse projeto. O relato apoia-se em autores pertinentes à temática de formação e processo de ensino aprendizagem, tais como Freire, Tardif, Wanzeler e Soares.

Publicado
2022-04-01
Como Citar
COLARES MENEZES, Ananda Larise et al. ASSISTÊNCIA À DOCÊNCIA: DA TRAJETÓRIA ACADÊMICA ÀS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MANAUS/AM. Extensão em Revista, [S.l.], n. 10, p. 55-66, abr. 2022. ISSN 2525-5347. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/2524>. Acesso em: 03 dez. 2022.