PROJETO DE ASSISTÊNCIA À DOCÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA INTERCULTURAL – DA ESCOLA URBANA À INDÍGENA

  • Gláucia Mara Lima Mesquita
  • Karine Costa do Nascimento
  • Sara Brenda Lima Dias
  • Maria do Perpetuo Socorro Sotero da Silva
  • Jediã Ferreira Lima

Resumo

O presente artigo refere-se aos relatos de experiências realizadas por nós, Assistentes docentes, do Projeto Assistência à Docência/AD, vinculado ao Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação - Lepete. Trata-se da realização de atividades  em duas escolas do sistema municipal de educação da cidade de Manaus, sendo uma  no meio urbano e outra no rural, que consistiu no desenvolvimento das atividades deixadas pelos professores quando de suas participações nas aulas do Curso de Pós-Graduação de Gestão de Projetos e Formação Docente, oferecido pelo projeto de Oficina de Formação em Serviço - OFS da Universidade do Estado do Amazonas - UEA em parceria com a Secretaria Municipal de Ensino - Semed, no período entre julho e outubro de 2021. Participaram das atividades crianças de turmas do ensino fundamental I, com idades entre 07 e 12 anos. O foco deste relato, além das atividades nas escolas, é narrar nossas trajetórias de vida pessoal e acadêmica até a entrada no Projeto AD, bem como nossas vivências teórico-práticas inter-transdisciplinares e o nosso processo de profissionalização docente, além da troca de saberes com os colegas assistentes. Este relato apoia-se em autores pertinentes à temática da formação de professores, alfabetização e letramento e Grafismo, tais como Freire, Soares e Vidal.

Publicado
2022-04-01
Como Citar
MESQUITA, Gláucia Mara Lima et al. PROJETO DE ASSISTÊNCIA À DOCÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA INTERCULTURAL – DA ESCOLA URBANA À INDÍGENA. Extensão em Revista, [S.l.], n. 10, p. 93-104, abr. 2022. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/2527>. Acesso em: 26 abr. 2024.