ASSISTENTE À DOCÊNCIA: PERSPECTIVAS E EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE MANAUS / AM

  • Jonatha Rangel Silva de Souza
  • Marcelo Sérgio Couteiro Lopes Júnior
  • Paulo Eduardo Braz dos Santos
  • Jediã Ferreira Lima
  • Maria Quitéria Afonso Menezes

Resumo

Enquanto relato de experiência, esta pesquisa teve o objetivo de refletir sobre o processo de atuação de prática docente, resultante da experiência ocorrida com turmas de sexto e sétimo ano do ensino fundamental - Anos finais, na Escola Municipal Aristophanes Bezerra de Castro, onde dois assistentes à docência, graduandos de Geografia e Ciências Biológicas, desenvolveram interdisciplinarmente desdobramentos na ação partindo de uma atividade confeccionada pela professora regente da disciplina na escola, sendo o material um jogo composto pelos mapas: múndi, sul-americano e brasileiro, desenhado em cartolina, e recortados para a montagem. A partir dos resultados obtidos, observamos que a experiência nos permitiu desenvolver a prática docente e planejar orientações compreensíveis e significativas aos alunos. Para o professor em formação, é intencional perceber mais nitidamente a realidade da sala de aula, e com isso, exercitar o constructo teórico-prático.

Publicado
2022-04-01
Como Citar
DE SOUZA, Jonatha Rangel Silva et al. ASSISTENTE À DOCÊNCIA: PERSPECTIVAS E EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE MANAUS / AM. Extensão em Revista, [S.l.], n. 10, p. 170-182, abr. 2022. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/2533>. Acesso em: 25 abr. 2024.