ATRAVESSANDO FRONTEIRAS: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COMO ASSISTENTES DE DOCENTES POSSIBILITANDO A APROXIMAÇÃO DE CULTURAS E REALIDADES DISTINTAS

  • Alexandrina Oliveira Rebelo
  • Maria Júlia Rocha do Nascimento
  • Victória Silva de Almeida
  • Lucilene Pacheco Santos
  • Maria Quitéria Afonso Menezes

Resumo

O projeto Assistência à Docência, além de proporcionar aos graduandos em licenciaturas os primeiros contatos com a sala de aula, propicia, na mesma medida, a possibilidade dos assistentes à docência (ADs) tomarem conhecimento de culturas e realidades diferentes das suas, de modo a expandirem não apenas as suas fronteiras profissionais, mas também as pessoais, ao (re)conhecerem as vivências de alunos da rede básica de ensino do município de Manaus. Neste sentido, tem-se no presente artigo o relato de duas experiências vivenciadas em duas escolas municipais de Manaus, na Escola Municipal Indígena Kanata T-Ykua e no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Prof. Samuel Isaac Benchimol, as quais possibilitaram o conhecimento empírico do fazer docente e o alargamento de horizontes que se restringiam, até então, aos caminhos pessoais percorridos por três graduandas em licenciatura.

Publicado
2022-04-01
Como Citar
REBELO, Alexandrina Oliveira et al. ATRAVESSANDO FRONTEIRAS: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COMO ASSISTENTES DE DOCENTES POSSIBILITANDO A APROXIMAÇÃO DE CULTURAS E REALIDADES DISTINTAS. Extensão em Revista, [S.l.], n. 10, p. 152-169, abr. 2022. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/2532>. Acesso em: 29 mar. 2024.