ATRAVESSANDO FRONTEIRAS: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COMO ASSISTENTES DE DOCENTES POSSIBILITANDO A APROXIMAÇÃO DE CULTURAS E REALIDADES DISTINTAS
Resumo
O projeto Assistência à Docência, além de proporcionar aos graduandos em licenciaturas os primeiros contatos com a sala de aula, propicia, na mesma medida, a possibilidade dos assistentes à docência (ADs) tomarem conhecimento de culturas e realidades diferentes das suas, de modo a expandirem não apenas as suas fronteiras profissionais, mas também as pessoais, ao (re)conhecerem as vivências de alunos da rede básica de ensino do município de Manaus. Neste sentido, tem-se no presente artigo o relato de duas experiências vivenciadas em duas escolas municipais de Manaus, na Escola Municipal Indígena Kanata T-Ykua e no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Prof. Samuel Isaac Benchimol, as quais possibilitaram o conhecimento empírico do fazer docente e o alargamento de horizontes que se restringiam, até então, aos caminhos pessoais percorridos por três graduandas em licenciatura.